Existem vários tipos de delírio, mas os principais são:
A diferença entre o transtorno delirante e a esquizofrenia é a presença de delírios sem nenhum dos outros sintomas de psicose (por exemplo, alucinações, fala desorganizada ou comportamento desorganizado).
Os sintomas de delírio incluem:
Segundo a psiquiatra Erika Mendonça, delírios são crenças exageradas, irrefutáveis. O paciente tem certeza de algo, mesmo sem nenhuma evidência real disso. Já as alucinações são percepções de coisas que não estão lá, sejam elas imagens e/ou sons, mas que o paciente acredita com convicção de que são reais.
Ouvir vozes é uma alucinação comum em pessoas com esquizofrenia. “A alucinação é uma alteração sensoperceptiva muito frequente na esquizofrenia. É quando o paciente apresenta uma percepção sensorial sem que exista um estímulo externo verdadeiro”, afirma a psiquiatra Ana Paula Bechara Marquezini Gazolla.
A esquizofrenia é uma doença psiquiatrica conhecida pelos sintomas de ouvir e ver coisas que, na verdade, não existem. No entanto, estes não são os únicos sintomas da condição. De acordo com o psiquiatra Filipe Doutel, “a doença vai restringindo a vida pessoal.
Conheça alguns dos possíveis sinais da manifestação das alucinações.