A Teoria das Relações Humanas trouxe diversos novos conceitos pautados na visão humanística, tais como: participação dos escalões inferiores nos problemas, introdução do behaviorismo na administração, pesquisas sobre a natureza humana e novos estudos sobre o relacionamento humano.
O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestígio, e autorrealização.
─ A variável de ênfase estudada pela Teoria das Relações Humanas é a Pessoa.
A conclusão (que ficou conhecida como experiência de Hawthorne) é que o aumento da produtividade não estava relacionado com a intensidade da luz, mas sim com a atenção que estava sendo dada às pessoas.
Como professor da Harvard Business School, entre 1923 e 1926 realizou a destacada pesquisa que popularizou-se como Hawthorne Studies, revelando a importância de considerar os fatores sociais que poderiam influenciar uma situação de trabalho, tornando-se reconhecido por esses experimentos.
A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. ... Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
O estruturalismo é um método de análise científica das ciências humanas e sociais que ganhou espaço na psicologia, na linguística, na sociologia, na antropologia e na filosofia no século XX. ... O linguista Ferdinand Saussure foi o “pai” do estruturalismo, introduzindo-o na linguística.
Claude Lévi-Strauss nasceu em Bruxelas em 28 de novembro de 1908, de pais franceses. ... De volta à França em 1948, defende a tese de doutorado sobre As estruturas elementares do parentesco (seu mestrado trata da Vida familiar e social dos índios Nambiquara) e se dedica desde então exclusivamente a seu trabalho científico.
Estruturalismo e Funcionalismo Enquanto para os estruturalistas as relações sociais são estabelecidas a partir das estruturas de ação e comportamento, para os funcionalistas é afunção social das ações e eventos que influencia e determina a construção das sociedades e modos de vicência.
O termo associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias - Das mais simples às mais complexas. ... Assim, para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que estariam associadas àquele conteúdo.
O principal representante do Associacionismo é Edward L. Thorndike, e sua importância está em ter sido o formulador de uma primeira teoria de aprendizagem na Psicologia.
Em filosofia da mente, o funcionalismo é um conjunto de teses que defende a análise do comportamento e fenômenos mentais segundo as funções que desempenham. De bases behavioristas, a teoria pretende eliminar deficiências e tendências eliminativistas, considerando a complexidade de fatores por dentro de uma atitude.
As divergências entre Wundt e Titchener englobam questões referentes ao objeto e ao método da Psicologia. ... De acordo com sua concepção, a análise dos processos psíquicos conscientes em seus elementos básicos e a descoberta dos mecanismos associativos a eles subjacentes eram os objetivos últimos da Psicologia.
Wundt postula que o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente imediata. Nessa perspectiva, a Psicologia é uma ciência que investiga como um sujeito apreende sensações e sentimentos (conteúdos mentais básicos da experiência imediata).
A definição de psicologia apresentada por Wundt pode ser assim resumida: a psicologia é uma ciência empírica cujo objeto de estudo é a experiência interna ou imediata (cf. ... Essas duas ciências trabalhariam de forma complementar, com o intuito de abranger o conteúdo da experiência como um todo (cf. Wundt, 1889).
Voluntarismo é "qualquer sistema metafísico ou psicológico que atribui à vontade (latim: voluntas) um papel mais predominante do que o atribuído ao intelecto", ou equivalentemente "a doutrina que a vontade é o fator básico, tanto no universo quanto na conduta humana".