O enfraquecimento de Dom Pedro II e o agravamento do seu estado de saúde deixaram o Segundo Reinado sem um comando, sem uma liderança, o que favoreceu o movimento das tropas do marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889, a decretar o fim do Império e instalar a república no Brasil.
O termo “república” deriva do latim Res Publica e significa, literalmente, “coisa pública”, isto é, aquilo que diz respeito ao interesse público de todos os cidadãos.
Veja o que você precisa saber para ter uma boa experiência morando em uma república para estudantes!...
A economia é uma das principais vantagens de morar em república. Todos os custos são divididos entre os moradores, o que diminui as despesas, quando comparado às de quem mora sozinho. Mesmo que apartamentos ou casas mais espaçosas tenham um aluguel maior, após dividir os custos, o valor fica bem reduzido.
A república é uma casa ou apartamento compartilhado apenas por estudantes, em geral, da mesma universidade ou curso. O local, quase sempre, está situado bem próximo da instituição de ensino, o que facilita o cotidiano da vida acadêmica. Existem repúblicas somente para mulheres, homens ou de uso misto.
Uma república estudantil é uma residência dividida por estudantes que pretendem morar perto das suas instituições de ensino. Elas são constituídas de casas ou apartamentos grandes, que podem comportar um número maior de moradores. As despesas são divididas coletivamente, o que contribui para diminuir os custos.
Para quem procura se livrar do trânsito e viver em um local bem estruturado, a República é uma ótima escolha. Localizada no centro da cidade de São Paulo, é muito conhecida e valorizada por sua vasta opção de transportes, comércios e sua multiculturalidade.
Sendo ou não um paulistano, é incontestável que morar no centro de São Paulo é de um prazer sem comparação! Ter ótimas opções de passeios, prédios e parques importantes em poucos passos, sem contar o trânsito bem facilitado para suas atividades diárias, são apenas algumas vantagens de viver por aqui.