A urina é produzida pelos rins e conduzida até a bexiga através dos ureteres. Durante a micção, os músculos da bexiga se contraem e a urina é eliminada através da uretra. Nas mulheres, a uretra é um tubo curto localizado acima da vagina.
A urina é formada nos rins, mais precisamente no néfron. Em cada rim existe aproximadamente um milhão de néfrons, estruturas conhecidas também como unidades funcionais dos rins. Cada néfron é formado pelo corpúsculo renal e pelos túbulos renais. O corpúsculo renal é formado pelo glomérulo e pela cápsula de Bowman.
Camadas. A bexiga é um órgão que possui quatro camadas: a camada serosa e adventícia, camada muscular, camada submucosa e camada mucosa.
A bexiga urinária é um saco muscular na pelve, logo acima e atrás do osso púbico. Quando vazia, a bexiga tem o tamanho e a forma de uma pera. A bexiga é revestida por camadas de tecido muscular que se esticam para reter a urina. A capacidade normal da bexiga é de 650 a 750 mL.
Quando temos a primeira de vontade de fazer xixi, a bexiga está com cerca de 150 ml. Quando essa sensação aperta, chega entre 250 e 300 ml. A quantidade máxima que a bexiga consegue segurar é de 400 ml até 500 ml.
os adultos, quando a bexiga alcança 350ml urina o cérebro já entende que é necessário excretar. Quando o volume chega aos 700ml , a dificuldade de se concentrar em atividades aumenta porque o organismo não foi feito para segurar tamanha quantidade de urina apesar de que possa conta até mais de 1000ml na bexiga.
Quando se bebe muita água é esperado que toda a água seja eliminada pela urina e, por isso, é esperado que seu volume e frequência aumentem, sendo somente uma resposta normal do organismo, o que também pode acontecer depois de comer alimentos ricos em água, como laranja ou melancia.