Como ter um encontro com Cristo
Canaã
Essa história está contada no Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, o livro sagrado dos judeus. Conforme o texto bíblico, Deus prometeu a terra de Canaã aos descendentes de Abraão, Isaac e Jacó; por esse motivo, a região recebeu, nos textos religiosos dos judeus, o nome de Terra Prometida.
Como resultado de uma seca em Canaã, Jacó e seus filhos se mudaram para o Egito no momento em que seu filho José era vice-rei. Depois de 17 anos no Egito, com 147 anos Jacó morreu.
Deus disse: “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.” (Êx 3:6). Deus escolheu o povo de Israel para ser Seu povo, e também escolheu homens gentios para fazer parte do Seu povo (At 15:14; Ef 2:19; Rm 2:29). ... Diante disso, a história dos israelitas é um modelo para nós.
Pacto Abraâmico
Segundo a Bíblia, Isaque era o descendente de Abraão e Sara, e pai de Jacó e Esaú. É um dos três patriarcas do povo de Israel, Abraão, Isaque e Jacó. ... A história de Isaque começa a ser contada no capítulo quinze de Gênesis, primeiro livro da bíblia, quando mesmo em idade avançada, o Senhor promete um filho a Abrão.
O termo "pagão" é uma adaptação cristã do gentio do judaísmo e, como tal, tem um viés abraâmico inerente, com todas as conotações pejorativas entre o monoteísmo ocidental, comparáveis aos pagãos e infiéis também conhecidos como cafir (كافر) e mushrik no Islã.
Às consoantes YHVH foram fundidas as vogais de ADONAY, no que então resultou YeHoVaH (Jeová). Daí muitos tradutores da Bíblia, a partir dos textos vetero-testamentários em hebraico e aramaico, terem optado diretamente pela substituição de YHVH por Jeová ou Javé.
YHWH é o tetragrama (termo derivado do grego τετραγράμματον, tetragrammaton, "conjunto de quatro letras") que na Bíblia hebraica indica o nome próprio de Deus. ... Hoje a maioria dos estudiosos pensa que a pronúncia original do tetragrama bíblico era "Yahweh".
“Elohim” virou “Deus”. E “Javé” foi traduzido como “Senhor”.
Segundo a Doutrina Espírita, a lei divina (ou lei natural) abrange as leis físicas e as leis morais. ... A lei divina é eterna, imutável (como o próprio Deus), perfeita, igual para todos, inscrita na consciência dos homens e revelada em todos os tempos (de acordo com a capacidade e compreensão dos homens).
Para o Espiritismo, Jesus é o modelo de ser humano mais perfeito que Deus ofereceu, para servir de guia. Neste sentido é que Allan Kardec afirma que, "para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeição moral a que a Humanidade pode aspirar na Terra.
Esta lei procura explicar os acontecimentos da vida atribuindo um "motivo justo", e uma "finalidade proveitosa" para todos os acontecimentos com que se depara o homem, inclusive o sofrimento.
De acordo com o francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, mais conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec (1804-1869): “Todo efeito tem uma causa.
Causa e efeito pode referir-se a: Causalidade - relação entre dois eventos consecutivos, sendo o segundo evento uma consequência do primeiro.