As principais causas apontadas para a violência no trânsito são a precariedade das estradas, a infraestrutura deficiente, a falta de ciclovias e as falhas na sinalização. Outros fatores de risco seriam a falta de segurança de alguns carros e a inabilidade dos motoristas no trânsito.
A “falha humana”, portanto, é a principal causa dos acidentes nas estradas e ruas brasileiras. A taxa de desrespeito às regras no trânsito indica, em números brutos, 23 mil mortes entre 2007 e 2016. Além disso, a falta de atenção causou 15 mil vítimas fatais e deixou 276 mil feridos no mesmo período.
Sequelas físicas ou neurológicas, amputações, arrancamentos de membros e, principalmente, as sequelas emocionais que desencadeiam estados de tristeza profunda, depressão, síndrome do pânico e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), são as consequências mais comuns na violência no trânsito.
Hoje, as cidades brasileiras têm 90% dos sinais de trânsito voltados apenas aos motoristas. A sinalização para pedestres e ciclistas está concentrada apenas em áreas de conflito com o tráfego de carros. É praticamente um convite da cidade para que as pessoas não andem a pé ou de bicicleta.
Resposta. Resposta: PORQUE PASSAM POR VÁRIOS ADICIONAIS,POR QUE AS SUAS NECESSIDADES NÃO SÃO LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO NO PLANEJAMENTODAS VIAS PÚBLICAS, CONSTRUÍDAS PARA O FLUXO DE VEÍCULOS MOTORIZADOS ,GERALMENTE DE QUATRO OU MAIS RODAS.
Durante 2019, 31.
As principais leis que garantem a segurança no trânsito
Principais mudanças no Código de Trânsito Brasileiro. A Carteira Nacional de Habilitação terá a validade aumentada para 10 anos a quem tiver menos de 50 anos. Motoristas entre 50 e 70 anos continuam sendo obrigados a renovar a cada 5 anos. Maiores de 70 precisam refazer exames a cada 3 anos.
LEI Nº 9.
LEI Nº 9.
O Congresso Nacional aprovou e o presidente Jair Bolsonaro sancionou em 2020, as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que passará a valer a partir do dia 12 de abril de 2021, em todo o país. ...
Mudanças no CTB. A nova lei de trânsito brasileira começou a tramitar no congresso em 2019, mas só a partir de 2020 assumiu a cara que vemos hoje. Como Projeto de Lei (PL) ela foi sancionada em outubro de 2020 e passa a valer a partir de 12 de abril de 2021.
O Projeto de Lei (PL) 14071/20, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro de 2020, entra em vigor no dia 12 de abril. ... Os motoristas que renovarem seus documentos a partir de abril terão uma CNH válida por 10 anos para condutores de até 50 anos de idade.