A margem de erro é uma estatística que expressa a quantidade de erro amostral aleatório nos resultados de uma pesquisa. Isto é, a margem de erro é a medida do raio ou a metade da largura do intervalo de confiança para a mesma estatística. ... Geralmente utiliza-se o nível de confiança de 95%.
Para uma população que possui uma distribuição normal N(μ,σ2) N ( μ , σ 2 ) com média μ e desvio padrão σ , a distribuição da média amostral para amostras de tamanho n será N(μ,σ2/n) N ( μ , σ 2 / n ) ....
Para interpretar o intervalo de confiança da média, assumimos que os valores foram amostrados de forma independente e aleatória de um população com distribuição normal com média μ e variância σ2. Dado que estas suposições são válidas, temos 95% de "chance" do intervalo conter o verdadeiro valor da média populacional.
O intervalo de confiança no nível 95% (95% IC) significa que o resultado estará dentro daquele intervalo em 95 dos 100 estudos hipoteticamente realizados, ou seja, o risco relativo estará entre 0.
Frequência percentual (pi): É obtida multiplicando a frequência relativa por 100%. Frequência acumulada: É o total acumulado (soma) de todas as classes anteriores até a classe atual. Pode ser: frequência acumulada absoluta (Fi), frequência acumulada relativa (Fri), ou frequência acumulada percentual (Pi).