O rendimento da carcaça suína foi de 62,83% em relação ao peso total da meia carcaça, sendo maior que o rendimento da carcaça bovina que apresentou o percentual de 38%.
Segundo a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS, 1973), carcaça é o suíno morto, despojado de vísceras, inclu- sive rins e gordura dos rins, cerdas e unhas, permanecendo a cabeça, extremidade dos membros, couro e cauda.
- agulha, lombo-de-agulha, alcatrinha, lombo-d'acém, tirante e lombinho-do-acém.
O peso vivo entre 90 e 100 Kg tem sido o mais comum para abate de suínos em diversos países, embora sejam encontradas variações desde 50 Kg, usado para o chamado suínos leve no Reino Unido, ate 150 a 200 Kg usado na Itália para produção de pernil parma.
Um porco de 110 kg rende 65 kg de carne aproveitável – o resto são ossos e órgãos. Desses 65 kg, podem sair até 10 kg de bacon, 13 kg de presunto, outros 10 kg de lombo e 3 kg de costelinhas, entre outras iguarias suínas.
Do ponto de vista anatômico, a carcaça dos suínos compreende o corpo do animal abatido, sangrado, eviscerado, sem a gordura abdominal e perirenal, sem o rabo e as patas dianteiras e dentro do conceito empregado no Brasil, sem a cabeça (Figura 01).
Mas também nas primeiras 24 horas do jejum, o porco perde 5% do seu peso corporal (principalmente conteúdo intestinal) e cerca de 1% do peso da carcaça. Em 48 horas perde cerca de 7% do peso corporal e 2% do peso da carcaça.
Eleve ao quadrado a medição da circunferência e multiplique o resultado pela medida do comprimento. Divida o resultado por 14.
'Branco', como é chamado, tem 18 meses e mora sítio de Cosmorama. Ele é resultado do cruzamento das raças Pietran com Sorocaba. Um porco gigante virou sensação em um sítio de Cosmorama (SP). Com mais de 450 kg, o animal pesa três vezes mais que um porco comum.
Conheça as principais raças de suínos para a suinocultura
Peso Aproximado: 800 Gr.
Olha o tamanho desse bicho! Porco de 750 kg ganha competição de peso e é coroado o Rei da espécie