A monitorização da pressão intracraniana (PIC) vida estabelecer os níveis de pressão e também oriente e racionaliza o emprego das medidas terapêuticas, além de avaliar sua eficácia ao longo do tratamento. - Componente vascular: caracterizado pelo sangue circulante.
A pressão intracraniana varia com a idade, sendo 8 a 10 mmHg considerados valores normais para lactentes, e valores de PIC inferiores a 15 mmHg considerados normais para crianças maiores ou adultos1,13. Hipertensão intracraniana foi definida como PIC acima de 20 mmHg, que persiste por mais de 20 min em adultos1.
Pressão intracraniana (PIC) é pressão exercida pelo crânio sobre o tecido cerebral, fluido cerebroespinhal e sangue circulante do cérebro.
Compressão de 20 a 30 mmHg veias varicosas com edema leve; pós-trombose venosa superficial e profunda; pós escleroterapia, cirurgia venosa ou ablação térmica; insuficiência venosa crônica (IVC);
Já as meias de compressão para tratamento são as que possuem mais de 20 mmHg de pressão: média (20-30 mmHg), alta (30-40 mmHg) e muito alta (acima de 40 mmHg). Elas são sempre indicadas por um médico que, de acordo com os sintomas e com as condições da pele e das veias, recomendará a compressão mais adequada.
As meias de compressão ao fazerem pressão nas pernas ajudam o sangue a voltar dos pés para o coração, funcionando assim como uma espécie de bomba que atua contra a força da gravidade, auxiliando no regresso do sangue e melhorando a circulação sanguínea.