A estrutura da traquéia é constituída por 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos para trás, denominados cartilagens traqueais.
A dor de garganta, também chamada de odinofagia, é a dor resultante da inflamação das amígdalas (tonsilite) ou da faringe (faringite). Esta situação pode ocorrer por causas diversas, dentre elas a alérgica, a viral, a bacteriana e a traumática.
Xô dor de garganta: confira os alimentos que aliviam esse incômodo
Pimenta, vinagre, gengibre e até frutas muito ácidas, como laranja ou limão, podem irritar a mucosa da garganta. Se você já estiver com alguma inflamação, essas substâncias agressoras têm grande chance de piorar o quadro.
Os alimentos que devem ser evitados quando se tem dor de garganta são alimentos duros, como torradas, cereais ou granola porque podem arranhar a garganta ao engolir e aumentam a dor.
2 - Laranja: As frutas cítricas como a laranja, possuem uma quantidade considerável de vitamina C, antioxidante e anti-inflamatório responsável por fortalecer o sistema imunológico e deixar nosso corpo livre de enfermidades. O limão também pode ser acrescido nesse grupo e contribuir com a melhora da garganta.
É comum que, em períodos de baixa umidade, a garganta fique mais seca, causando tosse, pigarro e outros sintomas. Por isso, a água deve ser a amiga número um para enfrentar esses problemas. "Uma boa hidratação ajuda a manter as secreções mais fluidas também e as mucosas lubrificadas", detalha o médico.