No interior dos frutos há uma castanha muito apreciada pela população local, que serve de complemento na alimentação do gado, além de ser utilizada na fabricação de doces, licores e sorvetes. Da castanha é retirado um óleo comestível, que também pode ser utilizado na indústria de sabão.
A gueroba (nome científico Syagrus oleracea) é uma palmeira do bioma Cerrado, mas pode ser encontrada em outras regiões do país. É também conhecida como gueiroba, gariroba, gairoba, jaguaroba, catolé, pati, pati-amargosa, coqueiro-amargoso e palmito-amargoso.
COLHEITA A colheita da gariroba é seletiva e pode ser realizada durante o ano todo, a partir de um ano e meio do plantio, com o auxílio de um enxadão, cortando-se toda a planta desde a sua base. A maior parte do palmito da gariroba é do tipo caulinar (estipe macio), e a porção aproveitável pesa entre 1 e 3kg.
Significado de Guariroba substantivo feminino [Botânica] 1 Palmácea (Barbosa pseudococos). Variedade de palmeira que fornece um palmito ligeiramente amargo, também denominada coqueiro-amargoso (Coccos oleracea) ou gararoba. Variação de gabiroba, guarirova. Etimologia (origem da palavra guariroba).
Modo de preparo: Colocar o sal e a pimenta do reino a gosto. Misturar bem, colocar o cheiro verde, tampar a panela e desligar o fogo. Servir como prato quente, acompanhando as refeições. Se preferir, deixar esfriar, adicionar umas gotas de suco de limão e servir como salada fria.
Aproveita-se da planta o palmito, que é a extremidade do caule, junto as folha. Derruba-se a planta e corta-se cerca de 60 cm da extremidade, limpa-se as folhas e retira as partes mais duras. Ao cortar o palmito, este em contato com o ar, enegrece. Por isso é mergulhá-lo imediatamente na água após picá-lo.
Em uma bacia de água, acrescente sal, 1 copo de vinagre e os pedaços ralados, misturando bem. “Isso é para a guariroba não ficar escura”, disse a proprietária da lanchonete.
Corte o palmito em fatias bem finas e vá colocando em uma travessa com água fria, 1 colher de sal e 2 colheres de vinagre. Quando terminar de fatiar escorra toda a água, enxague e prepare do modo que você preferir. Se você quiser congelar é só branquear, colocar em sacos próprios para congelamento e levar ao freezer.
O palmito pode ser extraído do caule de diversas espécies de palmeiras, mas as comumente encontradas para consumo são as da juçara, da pupunha e do açaizeiro (ou açaí). A palmeira juçara (Euterpe edulis) é nativa da Mata Atlântica, enquanto que as outras espécies são da Amazônia.
O corte do palmito nativo (amargoso, pindoba, dendê, Juçara – quando plantado) depende de vistoria prévia do Idaf e autorização. ... O palmito Juçara tem sua exploração proibida, pois consta na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente.
Leve uma panela ao fogo médio com água suficiente para cobrir o palmito, esprema o limão e adicione o sal, mas não adicione-os ainda. Espere que a mistura ferva para adicionar o palmito e então, cozinhe-os por cerca de 10 a 15 minutos ou até amolecerem, porém, sem desmanchar.
24 meses
Lave as selecionadas, pode deixar os cabinhos. Depois, coloque na panela de pressão, cubra de água e leve para cozinhar. Depois que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte uma hora.
Como semear o palmito pupunha? A maneira mais indicada é semear a pupunha utilizando tubete de 290 ml. Deve-se encher a capacidade do tubete com 80% de substrato e 20% de pó de serra na parte superior. A germinação ocorre de 90 a 120 dias.
A época de frutificação normal é de janeiro a abril. Colheita de frutos: para a formação de mudas, colher os frutos maduros, mas não em estádio avançado de maturação, pois a polpa propicia o desenvolvimento de uma série de fungos que podem afetar a semente e prejudicar a germinação.
Basta comprar o fruto ainda fresco na feira ou supermercado e colocá-lo para ferver com água e sal. Você pode deixar a pupunha ainda no cacho e deixar cozinhar até que as “linhas” dos raminhos se soltem sozinhas por conta do calor. Quando isso acontecer, a sua pupunha estará bem cozida e pronta para consumo.
Uma adubação razoável seria entre 300 a 400 g/planta de 20-5-20, fracionada o maior número de vezes possível. Quando se faz irrigação, deve-se realizar a adubação em cobertura, a cada mês, aplicando-se entre 30 a 40 g/planta. As plantas de Pupunha também necessitam do fornecimento de Cálcio, Magnésio, Enxofre e Boro.
Deixe secando por um dia à sombra e depois coloque-as para germinar. Deve ser feita periodicamente, atentando-se para não encharcar o canteiro, o que provocaria o apodrecimento das sementes. No prazo de 60 a 120 dias, cerca de 80% das sementes já germinaram.
Muda-se de pupunha de qualidade, sem espinhos, alta produtividade. R$1,40 a unidade a retirar em juquia sp.
Pupunha (Bactris gasipaes H.B.K) É costume no Norte comer os coquinhos cozidos em água e sal, no café da manhã, como o aipim. Ficam com consistência de castanha portuguesa ou batata doce, só que mais firme, por isto são usados também para purês, cremes, inhoques, tortas. De sabor, fica entre milho e pinhão.
Não se deve manejar os perfilhos nos plantios com densidade inferior ou igual a 5 mil plantas por hectare. Nos plantios com densidade de plantas até 6.
A semeadura é feita em sulcos espaçados em 5 cm e as sementes de pupunha espaçadas em 2 cm de comprimento, respectiva-mente, dentro do sulco. A posição das sementes dentro do sulco deve ser horizontal; elas são recobertas com 1 a 2 cm de altura com o substrato sugerido.
Fonte de fibras, a pupunha garante saciedade e é indicada para a perda de peso. Além de ser fonte de minerais importantes, a pupunha também é rica em fibras alimentares. Por isso, ela concede mais saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.
Ótimo para a saúde do coração; Excelente fonte de energia; É bom para fortalecer a imunidade; Ajuda a combater doenças na pele.
VALOR NUTRICIONAL Sua farinha é rica em vitamina A; com mais de 14 mil UI em 100 g de polpa. Ainda contém 25 mcg de tiamina; 57 mcg de riboflavina; 0,43 mg de niacina, e menos de 8 mg de ácido ascórbico. Tem 164-273 kcal; 2,5-3,3 g de proteínas; 6 g de gordura; 34,9 g de carboidratos; 2 g de fibras.
A Pupunha (Bactris gasipaes Kunth) também faz parte dessa lista. Cozida e muito apreciada com café quente, a pupunha pode ser comprada nas feiras ou no trânsito, quando vendedores ambulantes aproveitam o engarrafamento para oferecer a iguaria.
Guardo no congelador na temperatura de 10 graus negativos”, revelou. Ao invés de manter o fruto no talo, o segredo é a temperatura que garante a qualidade e o sabor do fruto: 10 graus negativos. Alimento nativo da região amazônica, a pupunha é bastante apreciada.
Rica em vitamina A, pupunha pode ser preservada por mais tempo através do 'branqueamento' Técnica permite guardar o fruto com suas propriedades nutricionais por até 6 meses.
Significado de Pupunha substantivo feminino [Botânica] 1 Fruto da pupunheira. Variação de pupunheira. ... Pupunha-piranga: planta palmácea (Guilielma speciosa, variante coccinea). Pupunha-verde-amarela: o mesmo que pupunheira.
Significado de Jacundá substantivo masculino [Ictiologia] Nome comum a diversos peixes brasileiros ciclídeos do gênero Crenicicla, também chamados guenza e joaninha. Variação de nhacundá.