O termo de referência ou o projeto básico é o documento, elaborado a partir dos estudos técnicos preliminares, deve conter os elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar o objeto da licitação (1).
identificação de todos os serviços, materiais e equipamentos que serão integrados à obra, com suas especificações; descrição das soluções técnicas, detalhadas de maneira a evitar a necessidade de reformulações ao longo da realização; orçamento detalhado do custo global do empreendimento.
Como fazer um planejamento de projeto em 7 passos
Em resumo, é o projeto de arquitetura/projeto básico, que dá o start para todo esse processo. E o projeto executivo é um complemento, que será capaz de fechar todas as informações necessárias, detalhadamente, para a boa execução dos trabalhos de execução da obra.
De acordo com o Manual de Obras Públicas, o projeto executivo é “o conjunto de informações técnicas necessárias e suficientes para a realização do empreendimento, contendo de forma clara, precisa e completa todas as indicações e detalhes construtivos para a perfeita instalação, montagem e execução dos serviços e obras ...
O projeto conceitual é destinado à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessários à compreensão da configuração da obra, podendo incluir soluções alternativas. Etapa destinada à definição dos elementos e serviços que constituirão a obra.
A fase de projeto informacional é responsável pela captura, tratamento e síntese da informação sobre o problema ou a tarefa de projeto; A equipe de projeto recebe o problema ou tarefa de projeto; Precisa entendê-lo(a) (compreender) e especificá-lo(a) mais detalhadamente.
A execução do projeto envolve, portanto, as ações para colocar em prática o que foi planejado no Plano de Gerenciamento do Projeto em seus múltiplos aspectos. E, de forma bem pragmática, são os resultados decorrentes da execução do projeto que, ao final das contas, indicam o sucesso do projeto.
O anteprojeto é a etapa onde o projeto será desenvolvido com precisão. Com o programa funcional aprovado, os levantamentos realizados e os estudos preliminares apresentados, debatidos e aprovados junto ao cliente e a equipe de arquitetos, pode então iniciar o anteprojeto.
O anteprojeto é um esboço do projeto, desenvolvido a partir de estudos técnicos preliminares e das demandas do cliente (interno ou externo), com o objetivo de determinar a melhor solução técnica e definir diretrizes e características a serem adotadas na elaboração do Projeto Básico.
Deve receber a aprovação preliminar do cliente. O Anteprojeto constitui a configuração final da solução arquitetônica proposta para a obra, considerando todas as exigências contidas no programa de necessidades e o Estudo Preliminar aprovado pelo cliente. Deve receber a aprovação final do cliente.
O Estudo Preliminar (chamado também de "EP" é a fase inicial de um projeto, é nesta fase que o profissional estudas as opções de layout para os ambintes contratados, tendo como o principal objetivo definir qual será a planta baixa do imóvel.
As informações necessárias em um anteprojeto podem variar, mas, de modo geral, são:
O Projeto Preliminar é o documento de referência na definição do projeto, na negociação com o cliente e na orientação da solução. ... Organizar e disponibilizar a documentação utilizada.
O Estudo Preliminar é a fase inicial de um projeto de arquitetura. ... A partir daí, o arquiteto começa a desenvolver as propostas para solução dos ambientes através de um conjunto de desenhos. O estudo preliminar, quando organizado para apresentação ao cliente, mostra as plantas de cada um dos pavimentos do imóvel.
Os estudos preliminares são os primeiros a serem desenvolvidos quando investidores têm um empreendimento em vista. ... Esta fase tem o objetivo de evitar insucessos no projeto, garantir a lucratividade da obra e assegurar que serão atingidos os interesses sociais relacionados com o empreendimento.
Podemos ordenar as etapas do projeto de arquitetura da seguinte forma:
Como fazer um bom projeto de arquitetura: principais etapas
E cada uma delas tem um prazo. Para um projeto, o prazo ideal é de 15 a 20 dias úteis para a apresentação do Anteprojeto + 5 dias para a aprovação por parte do cliente + 5 a 10 dias úteis para o arquiteto apresentar as modificações que foram solicitadas.