Esses métodos usados são divididos em Métodos convencionais: Técnica de Múltiplos Tubos e Técnica de Membrana Filtrante. E os Métodos rápidos: Colilert e Colitag.
Turbidez na Água O valor máximo permitido para água tratada é de 1 NTU (unidade nefelométrica de turbidez) na saída das estações de tratamento de água e 5 NTU em qualquer ponto da rede de distribuição.
Uma importante propriedade da água é a turbidez, a qual está diretamente relacionada à sua qualidade como água doce e potável. ... A turbidez é causada por partículas sólidas em suspensão, como argila e matéria orgânica, que formam coloides e interferem na propagação da luz pela água.
O turbidímetro funciona emitindo um feixe de luz através de uma amostra líquida e a partir disso, as partículas sólidas que estão presentes no líquido refletem. Assim, o turbidímetro faz a análise da quantidade de partículas no líquido e determina ou não a pureza de determinado produto.
Ocupação adequada do solo é a maneira mais correta para diminuir a turbidez das águas naturais contribuindo assim, para a diminuição de custos e qualidade do produto final, água potável. Os padrões recomendam mantê-la igual ou inferior a 1 mg.
A água é incolor porque não tem cor; A água é inodora porque não tem cheiro.
Água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida).
O consumo da água não tratada pode trazer algumas doenças e sintomas, como: diarréia, febre, hepatite A, infecções intestinais e outras.