A desnatadeira de leite é ideal para quem pensa em investir no laticínio e quer aumentar o leque de produtos e também é indispensável para quem adquire o leite como matéria prima para a produção de manteiga.
A manteiga é feita ao se bater o creme obtido previamente do desnatamento do leite. Este é uma camada densa, opaca e de cor amarela, formada naturalmente na superfície do leite deixado em repouso.
Leite desnatado e o ganho de massa muscular As proteínas do soro do leite também auxiliam no controle da pressão sanguínea e redução do risco cardíaco. O leite desnatado também possui peptídeos bioativos do soro, que conferem a essas proteínas presentes nele diferentes propriedades funcionais.
"Mesmo com a perda de vitaminas por causa da redução do nível de gordura, o leite desnatado ainda é muito nutritivo. Ele possui quantidades similares de proteínas, cálcio, potássio, fósforo e outros nutrientes que também são encontrados no leite normal integral", ressalta a nutricionista.
1º - É uma boa fonte de proteínas: Substâncias fundamentais para todas as estruturas do organismo, o leite semidesnatado também é rico em proteínas, sendo um alimento que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, melhora os mecanismos de defesa e ajuda na formação e no desenvolvimento da musculatura.
O leite integral é aquele que contém maior teor de gordura, no mínimo 3%. Por exemplo, em 100 g de leite, o leite integral deve conter pelo menos 3 g de gordura. O leite semidesnatado é que aquele teve redução parcial de gordura, passando a ter entre 0,6% e 2,9%.
- Leite semidesnatado: Essa versão é a que mais se aproxima à composição integral, preservando o sabor da gordura do leite. ... - Leite desnatado: É a versão mais indicada para quem precisa perder peso e diminuir a ingestão de gordura na alimentação, já que possui poucas calorias, no máximo 0,5% de gordura.
Um copo de 200 ml de leite desnatado tem 63 calorias, quase metade das calorias presentes na mesma quantidade de leite integral (116). Já o semidesnatado possui 100 calorias. Dessa forma, quando o assunto é reduzir o consumo de gorduras ou de calorias, o leite mais indicado tem sido o desnatado.
Receita de Café com Leite Semidesnatado sem Açúcar, 43,50 calorias por porção - Cuidaí Receitas.
Para ter ideia, enquanto a versão integral apresenta a gordura em uma proporção de 3%, a semidesnatada tem de 0,6 a 2,9% do nutriente. Já o tipo desnatado possui menos de 0,5% de gorduras. Falando assim, parece óbvio que o desnatado deveria ser o eleito para compor a dieta no dia a dia.
Em caso de gastrite você deve evitar alimentos considerados gordurosos e irritativos da mucosa gástrica. Portanto o consumo do leite desnatado não haveria problema. Quanto a utilizar leite de vegetais seria sim, uma boa opção em substituição ao leite, não que fosse de suma importância, E sim para variar a alimentação.
O leite desnatado mantém as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e demais nutrientes do leite integral, de modo que pode substituí-lo sem que a saúde seja prejudicada. O que o torna menos “energético” é, de fato, a gordura.