Já os CAPS III funcionam durante 24 horas e podem oferecer acolhimento noturno. O acolhimento noturno e a permanência nos fins de semana devem ser entendidos como mais um recurso terapêutico, visando proporcionar atenção integral aos usuários dos CAPS e evitar internações psiquiátricas.
Os CAPS Infanto Juvenis são serviços assistenciais comunitários da Rede de Atenção Psicossocial, que atuam como coordenadores e ordenadores da rede de cuidados à saúde mental de crianças e adolescentes em seu território.
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil compõe a rede de atenção à saúde mental de seu município-sede. É voltado ao atendimento de crianças e adolescentes portadores de transtornos mentais severos e persistentes e, ou, dependentes de álcool ou outras drogas.
O Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil ( CapsI ) realiza o acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes, moradores de Vitória, com idade entre 0 e 18 anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes.
Devem promover o acolhimento e acompanhamento das pessoas com transtornos mentais graves, objetivando a inserção e participação social, oferecendo também acompanhamento clínico terapêutico, configurando-se como espaço promotor de vida.
A assistência prestada ao paciente no CAPS ad II para pacientes com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas inclui as seguintes atividades: a - atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros);
O prefeito Marcus Melo realiza nesta segunda-feira (10/02), às 8 horas, a inauguração do CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantil e a entrega das novas instalações do Centro Municipal de Saúde Mental, na rua Doutor Antônio Cândido Vieira, 556, no Centro.