O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.
Tomia: significa incisão, abertura de parede ou órgão. Stomia: significa fazer uma nova boca, comunicar um órgão tubular ou oco com o exterior. Ectomia: significa retirar parcial ou totalmente um órgão. Plastia: significa reparação plástica da forma ou função do segmento afetado.
Intervenção cirúrgica para reparação de um órgão ou de uma estrutura do corpo.
11 dicas para prevenir a Infecção Cirúrgica
(13), no Hospital das Clínicas de São Paulo a clindamicina e a vancomicina são usadas para os gram-posi-tivos, enquanto imipenem e cefalosporinas de terceira e quarta geração são usados para os gram-negativos como drogas de primeira linha no tratamento da infecção pós-operatória.
A prevenção da infecção de sítio cirúrgico envolve medidas pré-operatórias na Unidade de Internação, tais como, por exemplo, abreviação do tempo de internação, lavagem criteriosa das mãos pelos profissionais de saúde, banho pré-operatório e tricotomia.
Quanto aos principais fatores de risco relacionados ao procedimento anestésico-cirúrgico, há o preparo da pele (tricotomia, banho pré-operatório, antissepsia de pele e mucosas); o potencial de contaminação da cirurgia (limpa, potencialmente contaminada, contaminada e infectada); a natureza da indicação cirúrgica ( ...
A ISC é uma complicação relevante, por contribuir para o aumento da mortalidade e morbidade dos pacientes pós-cirúrgicos, causando prejuízos físicos, emocionais, como seu afastamento do trabalho e do convívio social.
O sítio anatômico com maior número de infecções foi o trato urinário, com 18 (40,9%) casos.
O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar é um setor relacionado com a Qualidade e Segurança Assistencial. Atua em todas as unidades do hospital e junto a todos os serviços visando evitar a Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS), também chamada de infecção hospitalar.