4 exige, demanda, requer, obriga, subentende, pressupõe. Envolve em complicação ou embaraço: 5 envolve, compromete, enreda, embaraça, inclui.
No sentido mais usual desse verbo, que é o de “trazer como consequência, acarretar”, o verbo implicar é transitivo direto. Ou seja, é complementado por um objeto direto e não exige preposição para o estabelecimento da relação de regência. Exs: A assinatura de um contrato implica a aceitação de todas as suas cláusulas.
Expressar desdém, deboche, zombaria; hostilizar: ele implica com seu irmão constantemente; implicava-se com o vizinho. Obter como resultado, efeito ou consequência; originar: a devolução do imóvel implica multa. Fazer com que algo se torne necessário; requerer: o trabalho não implica sua participação.
(UNIMEP – SP) Quando implicar tem sentido de “acarretar”, “produzir” como consequência, constrói-se a oração com objeto direto, como se vê em: ... O verbo “implicar” é transitivo direto com o sentido de “acarretar”, “ocasionar”, e seu complemento – um objeto direto – não deve ser introduzido por preposição.
Implicar ou emplicarA forma correta de escrita da palavra é implicar. A palavra emplicar está errada. O verbo implicar refere-se ao...
A implicância muita das vezes é uma forma de determinada pessoa chamar sua atenção , para que você a note , tanto positivamente , como negativamente. Ela vai te encher de apelidos , e todos os seus movimentos possíveis , serão alvo para esta pessoas falar algo.
Regência do verbo IMPLICAR 1) Empregado na acepção de “trazer consequências”, “ocasionar”, “causar”, “acarretar”, implicar é verbo transitivo direto, ou seja, vem diretamente acompanhado do seu complemento, dispensando o uso de preposição. ... Nesse caso, seu complemento deve ser introduzido pela preposição em.