A implantação é a etapa em que o embrião se fixa no endométrio. Sua implantação deve ocorrer nos 3 dias seguintes à sua chegada na cavidade do útero.
Durante esse estágio o concepto é chamado de blastocisto. Cerca de 6 dias após a fecundação, o blastocisto adere ao epitélio endometrial por ação de enzimas proteolíticas (metaloproteinases) e a implantação sempre ocorre do lado onde o embrioblasto está localizado.
A implantação do embrião também conhecido pela medicina como nidação é o momento em que o embrião se fixa na parede uterina. Todo o processo de deslocamento do embrião das trompas até o útero pode ocorrer em média de 4 a 15 dias e a sua fixação ocorrerá dentro desse mesmo período.
Na fase de blástula, como é chamada agora, o blastocisto desenvolve a primeira cavidade embrionária, a blastocele. Um dos acontecimentos mais importantes dessa fase é a fixação do embrião no útero, um processo chamado de implantação embrionária, que marca de fato o início da gestação.
Nos ciclos de transferência de embrião descongelado, solicitamos o teste 9 a 11 dias após a transferência, dependendo da fase embrionária:
O dia ideal para transferência do embrião ao útero também é determinada com o resultado do exame. Essa data costuma ser entre os dias 18 e 21 do ciclo menstrual da mulher, correspondentes aos dias após ovulação.