Mas e se os níveis forem baixos demais? Um novo estudo, publicado no periódico Neurology, descobriu que as mulheres que têm níveis de colesterol LDL de 70 mg/dL ou menor podem ter duas vezes mais chances de ter um AVC (acidente vascular cerebral) do que mulheres com níveis de colesterol LDL alto.
O papel da HDL é remover o excesso de colesterol dos tecidos, guiando-o para o fígado, onde será degradado. Esse processo é conhecido como transporte reverso. Em virtude dessa propriedade, muitas pessoas chamam essa lipoproteína de “colesterol bom”, uma vez que atua retirando o excesso de colesterol do organismo.
O papel antiaterogênico da HDL é atribuído às suas atividades anti-inflamatória, antitrombótica e antioxidante, além de sua participação no transporte reverso de colesterol (TRC), processo pelo qual a HDL remove colesterol dos tecidos periféricos, incluindo macrófagos da íntima arterial, e o transporta para o fígado ...
A dosagem da lipoproteína de muito baixa densidade (VLDL) pode ser descrita como parte do perfil lipídico, um grupo de testes solicitados com frequência para determinar o risco de doença coronariana e como parte importante da avaliação do risco cardíaco.
Evitar o sedentarismo, evitar comer alimentos com gordura saturada e evitar fumar são medidas importantes a serem seguidas. Os alimentos que mais aumentam o colesterol são a gema dos ovos, o bacon, a pele da carne das aves, a manteiga, o creme de leite, a nata, as frituras, as salsichas, e embutidos e a carnes.