Olá. O cisto dermoide ou teratoma maduro é um tumor benigno do ovário derivada das células germinativas do seu ovário. O tratamento é cirúrgico visando confirmar a benignidade da lesão, melhorar a sua dor pélvica e evitar que o crescimento do teratoma danifique ainda mais o tecido ovariano normal.
Os cânceres podem ser causados por alterações no DNA que se transformam em oncogenes ou desativam os genes supressores de tumor. Uma pequena porcentagem de cânceres de ovário ocorre em mulheres com mutações genéticas hereditárias associadas a um risco aumentado de câncer de ovário.
As mulheres podem reduzir seu risco, evitando outros fatores de risco, como, por exemplo, mantendo um peso saudável ou não fazendo terapia de reposição hormonal após a menopausa. O uso de pílulas anticoncepcionais diminui o risco de câncer de ovário para mulheres com risco médio e portadoras de mutações no gene BRCA.
A cirurgia padrão para retirada do tumor ainda é o primeiro tratamento. Após a cirurgia, é indicada quimioterapia, geralmente 3 a 6 ciclos de com carboplatina e paclitaxel. O câncer de trompas de Falópio estágio I e os cânceres peritoneais são tratados da mesma forma que o câncer de ovário estágio I.
O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum, atrás apenas do câncer do colo do útero. A quase totalidade das neoplasias ovarianas (95%) é derivada das células epiteliais (que revestem o ovário).
Tipos de câncer ginecológico
Os principais são aumento do abdômen, dificuldade para se alimentar, dor na região pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal (principalmente pós-menopausa), mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso.
5 sinais de câncer de ovário e do colo do útero que não podem ser ignorados
Câncer de ovário é o mais letal e silencioso dos tumores ginecológicos. Silencioso.
Mas é importante estar ciente dos sinais e sintomas mais comuns do câncer, que podem incluir: Protuberância anormal ou inchaço no pescoço, mama, abdome, testículo ou em outro local do corpo. Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes.