Resposta. A importância desde título se dá pelo fato do próprio poema retratar uma quadrilha, a definição de quadrilha é uma dança coletiva, que conta com a participação de vários casais, essa "dança coletiva" acontece no poema. São vários casais dançando o amor e no fim tudo se acaba quando a dança termina.
Significado de Quadrilha substantivo feminino Corja; bando de ladrões e/ou de assaltantes; aglomerado de pessoas que se juntam para assaltar ou prejudicar alguém ou alguma coisa. Dança. Tipo de dança em que os pares executam passos ensaiados, sendo muito comum em festas juninas.
Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura, quase se ajoelhando em frente a ela. As damas, balançando o corpo, caminham até os cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia.
17 passos para Dança da Quadrilha Junina BALANCÊ (balancer) – neste comando os casais balançam o corpo seguindo o ritmo da música. Usado como um grito de incentivo, o balancê se repete ao final de cada passo, ao se dar um comando somente para os cavalheiros, as damas permanecem no balancê e vice-versa.
Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, como viola, triângulo, sanfona, zabumba e pandeiro, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste Brasileiro, com destaque para o Xaxado, Baião, Xote, samba-de-coco e quadrilha.
Em uma festa junina que se preze não pode faltar nossa rica gastronomia repleta de comidas quentinhas e saborosas, a caracterização de crianças grandes e pequenas, com roupas coloridas de “caipira”, a decoração com bandeirinhas, bambus, balões e, no final, claro que se acabando de dançar uma quadrilha.
Antigamente as comemorações aconteciam com mais frequência nas praças e salões das igrejas, claro que isso ainda é tradição. Porém, atualmente, é uma festa da qual participam pessoas de todas as crenças, e são realizadas em espaços variados, como: salões de festa, galpões, estacionamento de shopping, entre outros.
Isso acontecia porque era a altura da colheita de cereais, tal como o milho - que hoje é o ingrediente mais comum nas comidas típicas de festa junina. As fogueiras, um símbolo característico das festas juninas atualmente, também têm origem na festa pagã, porque era costume fazer fogueiras nas celebrações.
ANTIGAMENTE AS FESTAS JUNINAS ACONTECIAM COM MAIS FREQUÊNCIA NA ZONA RURAL, MAS COM O PASSAR DO TEMPO FOI “ADOTADA” PELA ZONA URBANA, ONDE FAZ MUITO SUCESSO. FAÇA UM BELO COLORIDO NA IMAGEM ONDE MOSTRA O LOCAL QUE ERA MAIS FREQUENTE A REALIZAÇÃO DAS FESTAS JUNINAS.
região Nordeste
Caruaru e Campina Grande realizam as maiores festas juninas do Brasil, cada uma delas durando 30 dias.
Campina Grande