Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
Vértebras torácicas são únicas em que eles têm o papel adicional de fornecer anexos para as costelas. Vértebras típicas consistem em um corpo vertebral, um arco vertebral, bem como sete processos. O corpo tem a maior parte da força colocada nas vértebras. Corpos vertebrais aumentam de tamanho de superior para inferior.
A coluna torácica é a região mais longa da coluna e também é a mais complexa. Conectando-se à coluna cervical acima e à coluna lombar abaixo, a coluna torácica corre da base do pescoço até o abdômen. É a única região da coluna vertebral ligada à caixa torácica.
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.
A vértebra C7 é palpada facilmente, pois geralmente seu processo espinhoso é mais saliente. Para diferenciar a vértebra C7 da vértebra T1 deve-se pedir para o paciente que faça a hiperextensão da cabeça, isso fará com que o processo espinhoso de C7 deslize anteriormente. Enquanto que em T1 este deslizamento é mínimo.