A tomada de decisão pode ser definida como o processo de decidir sobre algo importante, especialmente em um grupo de pessoas ou em uma organização. Ela envolve a seleção de um curso de ação entre duas ou mais alternativas possíveis, a fim de se chegar a uma solução para um dado problema.
Decisões são consideradas essência da administração porque são elas que definem todos os aspectos da vida de uma organização, atingindo todas as áreas funcionais da empresa. ... São normalmente decisões, que por sua importância para a organização, exigem que se desenvolva uma resposta customizada.
Direção - A direção constitui a terceira função administrativa e vem depois do planejamento e da organização. Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção: acionar e dinamizar a empresa.
Métodos de Tomada de Decisão
Tomada de decisão: 5 dicas para melhorar esse processo!
Líder: uma palavra de muito peso dentro de uma organização. Afinal, são eles os responsáveis por motivar e engajar outros colaboradores em prol do sucesso de uma empresa. Criativos, curiosos, comunicativos, corajosos e convictos — os atributos deles são inúmeros.
Modelo da Lata de Lixo Conhecido também como Modelo da Decisão por Omissão é caracterizado pela tomada de decisões, na qual as soluções pensadas não são analisadas criteriosamente. Foi criado por Cohen, March e Olsen e, inicialmente, o problema não é analisado, mas as alternativas são delimitadas.
Simon considera que o aspecto racional é limitado para se maximizar a escolha da solução. O que se deve procurar não é a solução ideal, mas a solução mais satisfatória, o que enfatiza, de certo modo, a necessidade de levar em conta o aspecto emocional na tomada de decisão organizacional.
Quando suas conexões inconscientes influenciam na sua tomada de decisão e nas suas escolhas, acredite, você está sendo guiado por ela. ... A intuição é uma ponte que liga o seu inconsciente à mente consciente. Indica uma conexão, uma forma de comunicação entre eles.
“O modelo racional de tomada de decisão refere-se ao processo decisório no qual os administradores tomam decisões ótimas que maximizam os resultados da organização. Dessa forma, o processo levaria a uma decisão ideal, independente de quem a tomasse.” (Sobral, 2008).
O processo de tomada de decisão também pode ter três outras características: envolvimento, reversibilidade e realimentação. O processo de tomada de decisão pode ser classificado como sendo de baixo, médio e alto envolvimento.