A disciplina Fundamentos Metodológicos do Ensino de História nos requer bastante pesquisa, estudo e debates. É uma ferramenta indispensável para a construção do seu aprendizado como discente e em seguida docente, quer seja da educação infantil, fundamental ou médio.
Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos (FHTM) - 250 Questões Comentadas em Serviço Social.
O serviço social nasce no Brasil, na terceira década do século XX, em resposta à evolução do capitalismo, sob a influência europeia (em especial sob o influxo belga, francês e alemão), como fruto direto de vários setores particulares da burguesia fortemente respaldados pela Igreja Católica.
Uma profissão inscrita na história do Brasil há 80 anos. Uma profissão que foi capaz de se reinventar e se reconceituar, buscando romper com o conservadorismo do seu surgimento e com o tecnicismo do seu desenvolvimento.
O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.
A gênese do projeto de intenção de ruptura (Netto, 1991) teve sua emersão em 1966 com o movimento de reconceituação na América Latina, considerada a primeira aproximação do Serviço Social com a tradição marxista, que estabeleceu uma crítica ao Serviço Social tradicional e propôs um novo projeto de formação profissional ...
A Teoria Social de Marx revela-se fundamental para o Serviço Social por possibilitar uma apreensão da realidade na sua concretude, processualidade e contraditoriedade, com base nas determinações históricas, sociais, políticas e econômicas.
Em Marx, a teoria social compreende uma concepção de homem e de mundo, uma explicação geral sobre a sociedade capitalista burguesa, seu sistema, suas leis de funcionamento, suas conexões internas e suas relações.
Combater a alienação e a desumanização era, para Marx, a função social da Educação. Para isso seria necessário aprender competências que são indispensáveis para a compreensão do mundo físico e social. O filósofo alertava para o risco de a escola ensinar conteúdos sujeitos a interpretações de partido ou de classe.
O Marxismo-Leninismo é uma ideologia comunista, a principal no movimento comunista ao longo do século XX, e a mais proeminente no movimento comunista em todo o mundo. ... As ideias comunistas adquiriram um novo significado desde 1918, durante a Revolução Russa.
O termo leninismo é utilizado para designar a corrente política surgida pelo rompimento político com o economicismo da social-democracia europeia no começo do século XX.
Lenin queria distanciar seu grupo do Partido Social-Democrata da Alemanha, cada vez mais reformista, e enfatizar seu objetivo final: uma sociedade comunista.
Essa cisão levou à criação do PCdoB, que adotou o nome primitivo do PCB: Partido Comunista do Brasil. O PCdoB, apesar de ser uma dissidência, sempre reivindicou ser a continuidade natural do PCB original, razão pela qual utiliza a data de fundação daquele como sendo sua, e afirma ser o partido mais antigo do Brasil.
18 de fevereiro de 1962, São Paulo, São Paulo, Brasil
Comunismo (do latim communis, comum, universal) é um movimento político revolucionário da classe trabalhadora cuja teoria pode ser resumida na expressão: supressão da propriedade privada da burguesia. ... Como uma ideologia política, o comunismo é geralmente considerado como a etapa final do socialismo.
Brasil
Os partidos de direita incluem conservadores, democratas-cristãos, liberais e nacionalistas, e os da extrema-direita incluem nacional-socialistas e fascistas.
Na política do Brasil, centrão refere-se a um conjunto de partidos políticos que não possuem uma orientação ideológica específica e tem como objetivo assegurar uma proximidade ao poder executivo de modo que este lhes garanta vantagens e lhes permita distribuir privilégios por meio de redes clientelistas.
Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, económico-libertários, conservadores, reacionários, ...