Vimos que 1 mol de átomos de carbono-12 tem massa igual a exatamente 12 g e contém 6,022 x 1023 átomos. Essa massa do carbono-12 denomina-se massa molar (M), a qual é definida como a massa (em gramas ou quilogramas) de 1 mol de unidades (tais como átomos ou moléculas) de uma substância.
O carbono-12 tem um papel muito importante na Química, devido ao fato de ser utilizado como padrão de referência para a medida das massas atômicas de todos os outros nuclídeos. Sua massa atômica é 12 por definição, contudo ele serve como base para a medida da massa nuclear, devido a seu pequeno tamanho.
O carbono está presente, em maior parte, em compostos orgânicos, que são compostos derivados desse elemento, sejam eles naturais (como na composição de proteínas, na estrutura do DNA, nos minerais e ainda em combustíveis fósseis e nos biocombustíveis), sejam sintéticos (por exemplo, fibras sintéticas de tecidos, ...
Onze elementos da tabela periódica possuem a tendência de ganhar elétrons, não conduzem eletricidade e calor, são opacos e fragmentam-se, esses são os ametais ou não metais. Os elementos químicos da Tabela Periódica podem ser classificados em três grupos principais: metais, ametais e semimetais.