Requisitos são, além de funções, objetivos, propriedades, restrições que o sistema deve possuir para satisfazer contratos, padrões ou especificações de acordo com o(s) usuário(s). De forma mais geral um requisito é uma condição necessária para satisfazer um objetivo.
Requisito é algo que foi requerido, uma condição a ser atendida para satisfazer uma necessidade. A condição (o requisito) deve ser atendida pelo projeto ou por alguma de suas entregas (produtos; serviços ou resultados gerados pelo projeto).
Coletar requisitos é um processo da fase de planejamento do escopo e, segundo o PMBOK® tem o objetivo de definir e documentar as características dos produtos e serviços do projeto que irão satisfazer as partes interessadas e as expectativas dos steakholders.
Definição de Levantamento de Requisitos É a primeira etapa no ciclo de desenvolvimento de software, onde são definidas as funcionalidades e o escopo do projeto. O profissional que executa esta função é o Analista de Requisitos.
Os requisitos não funcionais são aqueles que não interferem diretamente no desenvolvimento do sistema propriamente dito, ou seja, não é um requisito que tem regras de negócios e, portanto, é necessário para determinar o que será feito no software.
Testes não funcionais, diferentemente do anterior, não são relacionados à funcionalidade da aplicação em si, pois simulam os cenários de acessos, performance e estresse, testando os atributos de um componente do sistema efetuando uma verificação mais profunda e analítica do servidor.
Segundo Copeland, um possível processo que pode ser aplicado durante a execução de um teste exploratório, pode ser definido da seguinte forma:
Teste manual significa testar um aplicativo manualmente por um ser humano. Um especialista em garantia de qualidade (testador) que executa testes manuais garante que um aplicativo esteja funcionando corretamente seguindo as condições descritas nos casos de teste.
Como implementar o teste automatizado O primeiro passo é criar um plano de automação. Nesse planejamento é importante para determinar seus objetivos, definir os primeiros testes que serão automatizados e quais serão os métodos padrões. Na sequência, é hora de escolher quais ações você irá automatizar.
A usabilidade é capacidade do sistema em fazer com que o usuário tenha sucesso na execução de suas tarefas. Fácil aprendizagem, utilização eficiente e gestão de erros são pontos fundamentais para que o usuário perceba a boa usabilidade.