“Não existe nenhuma variação na quantidade de cálcio desses três tipos de leite“, afirma a nutricionista Leticia Callado. Portanto, quem precisa ou deseja beber leite com o objetivo de aumentar a quantidade de cálcio no corpo pode optar tanto pelo integral quanto pelo desnatado ou semidesnatado.
Ela mostra que o leite em pó desnatado carrega 52,9% de lactose, e o integral, 37,5%.
Pessoas que sofrem de intolerância à lactose não precisam cortar o leite. Hoje em dia, é possível fazer uso de enzimas para adicionar o alimento à dieta.
O leite adequado para a criança tomar deve ser indicado pelo pediatra, pois deve ser um leite completo, mas sem apresentar a proteína do leite de vaca que causa alergia. Alguns exemplos de fórmulas lácteas indicadas para estes casos são Nan Soy, Pregomin, Aptamil e Alfaré.
Como fica a alimentação sem leite de vaca Além do cuidado com a amamentação, bebês de até 1 ano também devem consumir fórmulas lácteas infantis que não contenham a proteína do leite de vaca, como Nan Soy, Pregomin, Aptamil e Alfaré.
Tomar muito leite faz mal? Por sua proteína ser considerada muito alergênica, mesmo que a pessoa não tenha alergia ou sensibilidade ao alimento, Thayana recomenda o consumo moderado e espaçado durante a semana. "Não é desejável seu consumo diário e em grandes quantidades.