O óstio do útero, situa-se na porção vaginal da cérvix, estabelece a comunicação entre o interior do útero e o interior da vagina.
O corpo do útero tem 3 camadas. A camada interna ou de revestimento chamada endométrio. A serosa que é a camada de tecido que cobre a parte externa do útero e uma parte medial, camada espessa de músculo que é o miométrio. Esta camada muscular é necessária durante o parto.
(Geografia) Tira ou nesga estreita e fina de terra, que une uma península a um continente; 2. (Anatomia) Designação de um estreitamento que une duas porções de um órgão, ou dois órgãos; 3.
O infundíbulo, uma estrutura tubular de 4 a 10 centímetros, tem a função de captar o oócito, servir de sede para a fecundação, lubrificar a mucosa para a passagem do ovo e formar as proteínas que mantêm a gema no centro do ovo. O magno é o responsável pela formação da clara.
As trompas de Falópio ou tubas uterinas são dois canais finos responsáveis pelo transporte do óvulo, desde o ovário até a cavidade uterina. ... Contribuem para o encontro e a fusão do óvulo com o espermatozoide (fertilização); Transportam o embrião formado até o útero, onde ele se fixará (nidação ou implantação).
A tuba uterina tem duas funções importantes. A primeira, transportar o óvulo dos ovários até o útero, sendo de fundamental importância o seu funcionamento correto para o sucesso do ciclo reprodutivo. Além disso, as tubas uterinas são os locais que ocorrerão a fecundação do óvulo pelo espermatozóide.
Fecundação é a quando o espermatozoide se une ao óvulo e forma o zigoto. Essa formação ocorre no interior das trompas, e o óvulo fecundado em seguida se encaminha na direção do útero.
A fecundação ocorre da seguinte forma: um óvulo é liberado de um dos ovários, aproximadamente, 14 dias antes do primeiro dia do período menstrual iniciar e segue para uma das tubas uterinas. Se houver espermatozoides presentes, a fertilização ocorre e o óvulo fecundado é transportado até o útero.