Os dentes “serrinha” , também chamados de dentes em flor de lis, são observados durante a infância nos incisivos superiores e inferiores, ou seja, nos dentes da frente da boca. Quando eles nascem é normal que possuam na anatomia três mamelos – ou mamelões – em sua borda, dando essa impressão de ondinha ou serrinha.
No consultório dentário a correção dessas bordas é feita através do uso de resina, material que possui a mesma cor dos dentes. Esse procedimento é o mesmo feito nas pequenas fraturas e consegue deixar um resultado natural. Essa técnica de correção, além de simples, contribui para a autoestima do paciente.
Qual é a causa dos dentes de serrinha? Quando eles começam a nascer, é totalmente normal que os dentes tenham em sua anatomia os três mamelos (ou mamelões) nas bordas, dando a aparência de ondinha ou serrinha.
Caninos. Temos 4 dentes caninos, que são os dentes pontiagudos localizados ao lado dos dentes incisivos. Temos 2 em cima e 2 embaixo e eles são utilizados principalmente para rasgar alimentos ou algum tipo de objeto.
Os molares: (54, 55, 64, 65, 74, 75, 84 e 85). São responsáveis por triturar os alimentos em pedaços bem pequenos. Isso tudo graças ao seu formato com várias pontas. Ao todo, são oito dentes responsáveis por moer e esmagar a comida que ingerimos.
A classificação e a função dos dentes Ao todo são 32 dentes, contando com o nascimento dos 4 sisos. Eles são classificados em incisivos, caninos, pré-molares e molares.
Os dentes caninos desempenham papeis importantes no comer, falar, manter a forma dos lábios e orientar a posição dos outros dentes. Quando você come, os caninos ajudam a cortar e rasgar os alimentos em pedaços pequenos, e quando você fala, eles operam juntamente com os incisivos para ajudar a formar palavras.
Os laterais superiores (9 a 13 meses) surgem antes dos laterais inferiores (10 a 13 meses), e caem entre os 7 e os 8 anos de idade. Ao lado dos incisivos laterais, estão os caninos, e os superiores (16 a 22 meses) irrompem antes dos inferiores (17 a 23 meses). Esses dentes caem entre os 9 e os 12 anos de idade.
Nossa dentição apresenta quatro tipos principais de dentes:
Depois de executar criteriosamente todas as etapas acima, só nos resta esperar! Normalmente os caninos impactados aparecem na cavidade bucal após 6 a 12 meses. Enquanto isso, controles radiográficos serão necessários para acompanhar a trajetória desse dentes em direção à cavidade bucal.
Em grande parte dos casos, a solução é o tracionamento do dente. Ou seja, “puxá-lo” para fora da gengiva com a ajuda de um aparelho ortodôntico, fixo ou móvel. Para esse processo acontecer, é preciso fazer uma pequena cirurgia anteriormente.
O tracionamento ortodôntico nos caninos é um procedimento que soluciona a posição do dente, colocando-o no lugar correto na arcada. Para isso, é colado o acessório ortodôntico, sendo este o bráquete ou botão, no dente canino incluso e no posterior, com ajuda do fio.
Na cirurgia de tracionamento, o cirurgião irá colar uma peça no dente com um fio que será utilizado para puxar o dente até a posição correta. O tempo para que o dente estar na posição correta depende de cada caso e do ortodontista.
Quando o dente não nasceu, mas se encontra presente na gengiva, o dentista pode optar por colocar um aparelho ortodôntico para tracionar os dentes, abrindo espaço para que o dente permanente consiga se posicionar e nascer.
“A agenesia dentária é a ausência congênita de um ou mais dentes na arcada dentária”, explica a profissional. E ainda, esse quadro é genético e, por isso, pode, ou não, estar associado a alguma síndrome. A profissional ainda destaca que a agenesia dentária acontece, principalmente, na dentição permanente dos pacientes.