Nesse contexto, são priorizadas quatro grandes áreas de atuação: segurança no trânsito e no ambiente de trabalho, sustentabilidade, educação e profissionalização.
O PNQ é um reconhecimento formal, a excelência na gestão praticadas pelas organizações (empresas) sediadas no Brasil. Os Critérios de Excelência da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), constituem um modelo sistêmico da gestão adotado por inúmeras organizações de Classe Mundial.
O PNQ é o mais importante reconhecimento que uma empresa pode ter no Brasil. É concedido anualmente pela Fundação Nacional da Qualidade às empresas consideradas modelo de gestão no país, com práticas e processos inspiradores.
Os oito Critérios de Excelência se subdividem em 23 Itens.
São 11 os fundamentos da Excelência: ... Liderança e constância de propósitos - Atuação de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, à promoção de relações de qualidade e à proteção dos interesses das partes interessadas.
Os 8 critérios MEG são:
(1990) que se propunha a avaliar o grau de percepção dos clientes a respeito da qualidade do serviço prestado, denominado SERVQUAL suportado por 5 critérios: confiabilidade; responsividade; confiança; empatia e tangíveis, Gianesi amplia o leque, e sugere um conjunto de critérios que, na sua ótica, seria potencialmente ...
Seu objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, por extensão, para a melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro.
A qualidade do produto ou serviço se refere basicamente ao nível em que este entregável atende aos requisitos previamente estabelecidos para ele. Por exemplo, você estava em alguma pizzaria e solicitou uma pizza de atum e veio atum com queijo. Este produto (pizza) está não conforme.
A qualidade de um produto ou serviço é medida de duas formas. A primeira é avaliando se a fabricação respeita as normas, regulamentos e especificações existentes na elaboração do projeto. A outra é medindo a quantidade de falhas que o processo registra, resultando em produtos defeituosos.
Qualidade se restringe às dimensões do serviço propriamente dito, além de se relacionar a perspectivas como confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade.
Qualidade em serviços - As cinco dimensões do atendimento
Os cinco determinantes da qualidade em serviços apresentados neste trabalho são: confiabilidade, responsividade, segurança, empatia e tangibilidade.
A percepção do cliente é altamente influenciada por vivências pessoais, mesmo que elas não tenham relação direta com a experiência de compra de um produto ou serviço.
Confira alguns fatores que influenciam na satisfação do cliente:
Resposta: A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.
Fatores que influenciam a demanda:
As variáveis que afetam a oferta de dado bem ou serviço são: quantidade ofertada do bem, preço do bem, preço dos fatores e insumos de produção, preço de outros bens, substitutos na produção, objetivos e metas do empresário.
Determinantes da Oferta são determinantes da procura os seguintes fatores:Editar
Como o preço dos insumos, o preço de bens relacionados, o número de tecnologia de fornecedores e os preços futuros esperados afetam a curva de oferta.
Os fatores mais importantes que afetam as quantidades procuradas são o preço do bem, os preços dos bens substitutos e complementares, a renda e as preferências dos consumidores. Os custos, citados em três alternativas, afetam as quantidades ofertadas, não as procuradas.
Curvas de demanda podem se deslocar. Mudanças em fatores como renda média e preferências podem fazer com que uma curva de demanda inteira se desloque para a direita ou esquerda. Isso faz com que uma quantidade maior ou menor seja demandada, dado um determinado preço.
Já os fatores que levam a um deslocamento da curva de oferta são variações no preço dos insumos (quanto mais barato for o insumo, mais o ofertante poderá produzir, levando a um aumento na curva de oferta – e vice-versa), expectativas (análogas às expectativas dos consumidores – caso seja interessante ofertar menos para ...
Deslocamento da curva da oferta: -Um aumento do preço dos insumos torna mais elevado o custo de produção e, consequentemente, a oferta diminui. -Uma redução do preço dos insumos tem o efeito inverso. -O desenvolvimento de uma nova tecnologia que reduza os custos, desloca a curva de oferta para a direita.
Fatores que influenciam o grau de elasticidade-preço da demanda:
A demanda por moeda depende tanto da renda (motivos transação e precaução) como da taxa de juros nominal (motivo especulação). É diretamente relacionada com a renda e inversamente relacionada com a taxa de juros. A demanda por moeda depende tanto da renda como da taxa de juros nominal.