O que são Bulhas Cardíacas? A primeira bulha aparece no início da sístole ventricular. Quando os ventrículos começam a se contrair, o sangue, sofrendo pressão, comprime as válvulas A-V, fechando-as como se fossem folhas de uma porta.
Quando se ausculta uma pessoa com um estetoscópio, os batimentos cardíacos são marcados por dois sons: “TUM” e ―tá!. O ―TUM é chamado primeira bulha cardíaca. Coincide com o fechamento das valvas atrioventriculares e é gerada por vibrações no miocárdio e sangue resultantes da contração dos ventrículos.
A sístole e a diástole representam dois momentos importantes no ciclo cardíaco, que é a saída e a entrada de sangue no coração. Elas representam a contração e o relaxamento do coração.
O ideal, portanto, é que os dois valores não cheguem a essa marca ou a superem. A pressão sistólica, ou máxima, é aquela que marca a contração do músculo cardíaco, quando ele bombeia sangue para o corpo. A diastólica, por sua vez, é a do momento de repouso, em que os vasos permanecem abertos para o sangue passar.
Biologia. Artérias são vasos sanguíneos que promovem o transporte do sangue do coração para os tecidos. Nas artérias, o sangue encontra-se sob alta pressão e, por esse motivo, esses vasos sanguíneos apresentam paredes bastante resistentes.
Volume de Ejeção (VE) ou Volume Sistólico: Volume de sangue ejetado pelo ventrículo esquerdo durante a sístole. É expresso em mililitros por batimento.
Volume de Ejeção, Fração de Ejeção Circulation, 60:760, 1979.) A fração de ejeção é obtida dividindo-se o volume de ejeção pelo volume diastólico, multiplicando-se então o resultado por 100.
O volume sistólico é um determinante chave do débito cardíaco, que é o produto do volume sistólico pela frequência cardíaca, sendo usado também para o cálculo da fração de ejeção (volume sistólico de ejeção divido por volume diastólico final).
O débito sistólico corresponde a quantidade de volume ejetado a cada batimento, normalmente está próximo de 70ml. Com isso temos: DC = FC x DS → DC = 75 X 70 → DC = 5.
Seus hábitos influenciam na pressão arterial
O fluxo por um vaso sanguíneo é inteiramente determinado por dois fatores: (1) a diferença de pressão entre as duas ex- tremidades do vaso, que é a força que empurra o sangue adiante pelo vaso, e (2) o obs- táculo ao fluxo sanguíneo pelo vaso, que é denominado resistência vascular.