EQST

O Que Foi A Tragdia De Talidomida?

O que foi a tragédia de talidomida?

A tragédia da talidomida, no final dos anos 1950, foi um divisor de águas na regulação de medicamentos. Ela foi descoberta na Alemanha em 1953 para ser agregada a antibióticos, mas foi reconhecida mundialmente após 1957 como sedativo e hipnótico.

O que é talidomida e para que serve?

Talidomida é um medicamento usado no tratamento da lepra que é uma doença causada por uma bacteriana que afeta a pele e os nervos, causando perda da sensibilidade, fraqueza muscular e paralisia. Além disso, também é recomendado em pacientes com HIV e lúpus.

Para que a talidomida é usada hoje?

É indicada para pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso, em qualquer de suas formas clínicas (lúpus eritematoso sistêmico, discoide e cutâneo subagudo), com manifestações cutâneas resistentes aos tratamentos convencionais.

Qual efeito da talidomida?

Sonolência. Sonolência e tontura, dose dependentes, são os efeitos adversos mais comuns à Talidomida. É observado o desenvolvimento de tolerância à sedação com uso contínuo.

Quem precisa tomar talidomida?

A Talidomida é indicada para pacientes com mieloma múltiplo refratário à quimioterapia convencional, sendo que o tratamento, somente poderá continuar após 3 meses, se houver comprovação laboratorial da remissão da doença.

Para que era prescrito o medicamento talidomida é porque não é mais indicado?

A talidomida era prescrita para o tratamento de pequenos distúrbios, como irritabilidade, falta de concentração, ansiedade, insônia, náusea, enjoo matinal, hipertiroidismo e até mesmo doenças infecciosas. Considerada segura, estava disponível sem prescrição médica.

O que é o remédio talidomida?

A Talidomida foi introduzida no mercado em 1957. Inicialmente, era comercializada como droga de ação hipnóticosedativa, ou seja, utilizada para sedação, anti-inflamatório e hipnótico. Na ocasião, como os procedimentos de testes não eram tão rígidos, o medicamento passou a ser indicado a mulheres grávidas.

Como foi criada a talidomida?

A talidomida foi criada pelo médico alemão Heinrich Mückter, que participou dos experimentos nos campos nazistas onde drogas e vacinas inventadas por ele foram testadas em prisioneiros sem consentimento levando muitos a morte.

Para quais doenças o uso da talidomida é permitido no Brasil?

Por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Talidomida só poderá ser prescrita e utilizada no âmbito dos programas governamentais de prevenção e controle das seguintes doenças: Hanseníase. DST/AIDS. Doenças crônico-degenerativas (Lúpus Eritematoso, Doença enxerto versus hospedeiro)

Quais foram os efeitos da talidomida?

Os efeitos colaterais da talidomida incluem sonolência, fadiga, constipação e neuropatia. Existe também um risco aumentado de formação de coágulos sanguíneos.

Quanto tempo dura o efeito do talidomida?

Em todos os casos foram observados efeitos benéficos dentro de 8 a 48h após a administração oral de Talidomida e rápida melhoria do eritema nodoso. Foram utilizadas doses entre 100 mg e 500 mg por dia e durante 4 semanas não foram observados efeitos tóxicos1.

Quando surgiu quais foram as indicações da talidomida atualmente para que é indicada?

A talidomida começou a ser comercializada no Brasil em 1958, e ao longo dos anos em que foi utilizada possuía quatro nomes comerciais: Sedalis®, Sedalis® 100, Sedin® e Slip®. Todos esses fármacos eram indicados nos distúrbios do sono e como tranqüilizantes (Sandanha, 1994; Oliveira et al., 1999).

Quanto tempo dura o tratamento com talidomida?

O tratamento com o medicamento Talidomida deve iniciar-se com a dose de 50 mg até 100 mg/dia, dividida em 2 doses diárias, por pelo menos 6 meses, por via oral.

Quando não se pode administrar o medicamento talidomida?

A talidomida é contraindicada a pacientes que apresentam hipersensibilidade ao medicamento ou aos seus componentes. Reações cutâneas graves são mais comuns em pacientes que convivem com o vírus HIV e que fazem uso da talidomida.

O que é um medicamento placebo?

Placebo é qualquer substância ou tratamento inerte (ou seja, que não apresenta interação com o organismo) empregado como se fosse ativo. Na medicina, injeções de soro fisiológico e comprimidos de açúcar são dos placebos mais usados.

Porque a talidomida foi criada?

A talidomida começou a ser comercializada no fim dos anos 1950 como uma “droga mágica” contra náuseas, dores de cabeça e insônia. Era especialmente indicada para gestantes porque combateria o enjoo da gravidez.

Quem criou a talidomida?

“A Talidomida, um derivado do ácido glutâmico foi sintetizada na Alemanha Ocidental, em 1953, pelos pesquisadores da Chemie Grunenthal, H.”. Wirth e N. Mueckler, como parte de um programa de desenvolvimento de novas substâncias com propriedades antihistamínicas no tratamento de alergias.

Quem pode se submeter ao tratamento com talidomida?

1. Quem pode se submeter ao tratamento com a Talidomida? Homens, mulheres e crianças acima de 12 anos conforme orientação médica.

Qual a função farmacológica da talidomida?

CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS Estudos demonstraram, inicialmente, que a talidomida possui ação ansiolítica, hipnótica, antiemética e adjuvante analgésica, além de apresentar efeito teratogênico. Depois foi demonstrado que ela é altamente eficaz em suprimir o eritema nodoso hansênico.

Quando foi usada a talidomida?

A talidomida começou a ser comercializada no fim dos anos 1950 como uma “droga mágica” contra náuseas, dores de cabeça e insônia. Era especialmente indicada para gestantes porque combateria o enjoo da gravidez.