São despesas de pagamento indispensável, básico, obrigatório. Esse tipo de despesa não permite corte nem redução do valor. O pagamento da parcela do financiamento de casa, por exemplo, de certa forma, não é possível deixar de pagá-lo, nem reduzir o valor. Por isso são considerados valores de despesas fixas.
Despesas fixas: alimentação básica, aluguel do imóvel, financiamento da casa própria, condomínio, mensalidade da academia, conta de água, conta de luz, conta de gás, mensalidade da escola/colégio/faculdade, salário da empregada, seguro do carro, seguro de vida, seguro residencial e despesas com o transporte.
6 dicas para separar as despesas pessoais das despesas corporativas
A melhor maneira de separar suas finanças pessoais e empresariais é estabelecendo um pró-labore, um valor mensal que será retirado por você. Essa medida significa maior previsibilidade de recursos a longo prazo e uma facilidade maior de organizar contas pessoais e do negócio.
Como separar o dinheiro da empresa do pessoal?
Nas contas do grupo de receitas são registrados todos os valores recebidos pela empresa. Eles podem ser provenientes da operação direta, como venda de produtos ou serviços, de receitas não operacionais, como juros recebidos, e, até mesmo, da venda de um ativo que não é mais utilizado.