O professor de Educação Infantil deve conduzir um trabalho voltado para o brincar, visando atender todas as necessidades dessa faixa etária, tendo em vista que as brincadeiras propiciam a fantasia e a criatividade da criança, possibilitando também que estas adquiram o domínio da linguagem simbólica.
O professor pode manter essas praticas escolhendo horários específicos na semana para praticá-las assim será possível que este consiga tempo para desenvolvê-las. As brincadeiras podem ter caráter educativo, como por exemplo, brincadeiras que reforçam o senso de unidade dos alunos e respeito mutuam a cooperação.
A Relação da Ciência com o Lúdico: O lúdico no ensino contribui para que o aluno atinja níveis mais complexos em seu desenvolvimento cognitivo, desperta o interesse, a criatividade e o gosto pela ciência. ... Os conceitos científicos podem, sim, ser transmitidos de forma lúdica e agradável.
As brincadeiras e jogos podem e devem ser utilizados como uma ferramenta importante de educação, pois somente o que é lúdico faz sentido para a criança. Frequentemente, as atividades lúdicas também ajudam a memorizar fatos e favorecem em testes cognitivos.