PUSTULOSE SUBCÓRNEA DE SNEDDON-WILKINSON Doença rara, crônica, caracterizada por lesões pustulares flácidas, recorrentes, coalescentes, originando lesões anulares, circinadas ou serpiginosas. É uma condição benigna, mas pode estar associada a doença neoplásica (relaciona-se a um prognóstico pior).
A pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA) é uma condição clínica caracterizada pela instalação aguda de múltiplas pústulas estéreis não foliculares com edema e eritema subjacentes, mais comum na face e em regiões intertriginosas, acompanhados por febre alta e leucocitose.
Nos casos mais leves, pode ser suficiente a aplicação local de medicamentos (tretinoína/ácido retinoico, peróxido de benzoíla) para desobstruir os folículos pilosos, controlar a oleosidade e impedir o desenvolvimento de bactérias.
Roacutan® é indicado para o tratamento de formas graves de acne (nódulo-cística e conglobata ou acne com risco de cicatrizes permanentes) e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores (antibióticos sistêmicos e medicamentos de uso tópico).
Para tratar o impetigo, o médico normalmente recomenda o uso de pomadas antibióticas, como Bacitracina, Ácido Fusídico ou Mupirocina, por exemplo. Porém, o uso constante ou frequente dessas pomadas podem levar à resistência bacteriana, não sendo indicado que sejam usadas por mais de 8 dias ou de forma frequente.
O impetigo causado pela bactéria estafilococos é conhecido como impetigo bolhoso. Manifesta-se por meio de bolhas maiores, repletas de um liquido transparente que com o tempo torna-se turvo. O contágio pode ocorrer por meio de pequenas lesões na pele, como picadas de insetos, arranhões e cortes.
O diagnóstico é feito pelo pediatra ou clínico geral por meio da avaliação das lesões e exame microbiológico, que consiste na análise do líquido presente dentro das bolhas, sendo possível determinar qual a bactéria responsável pelo impetigo e qual o melhor antibiótico para o tratamento.
Existem diferentes tipos de impetigo que apresentam características e sintomas ligeiramente diferentes:
Algumas das pomadas que podem ser usadas, sob indicação médica, são:
O escurecimento da virilha normalmente é causado por algum tipo de atrito. Esse contato desenvolve uma resposta inflamatória que estimula a alta produção de melanina na região afetada, formando, assim, as manchas.