Significado de Hidroxila substantivo masculino Química Nome dado ao grupo univalente OH, que se encontra em numerosos compostos, em particular nas bases, os oxácidos e os álcoois.
Em química, uma hidroxila ou hidroxilo (também chamada de oxidrila) é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH• e formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio.
A hidroxila é um grupo funcional que pode ser encontrado nas bases dos hidróxidos e é representada pelo radical OH⁻, sendo assim formada por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio. As hidroxilas também determinam o caráter ácido-básico, ou seja, o pH de uma solução.
1. Álcoois – são compostos que possuem o radical hidroxila (-OH) ligado a um carbono saturado. ... Obs.: Carbono saturado é aquele que possui somente ligações simples, note que o radical hidroxila deve ser ligado a um carbono saturado, mas outros carbonos da cadeia podem ser insaturados (ligações duplas ou triplas).
"Quando o grupo hidroxila estiver ligado diretamente a um carbono saturado, teremos um ÁLCOOL e quando estiver ligado diretamente a um carbono insaturado do anel benzênico, teremos um FENOL".
- Carbono saturado: ligado apenas por ligações simples, denominadas de sigma (σ). ... - Carbono insaturado: presença de uma ligação dupla - denominada de pi (π) - ou tripla entre carbonos.
covalente
Saturadas: Quando as ligações entre os carbonos são apenas ligações simples. Exemplos: 3.
O carbono pode ser classificado em função das ligações que apresenta: a) Carbono Saturado: apresenta somente ligações simples, chamadas de sigma (σ). b) Carbono Insaturado: presença de duplas ligações, denominadas de pi (π). Ou ainda, carbono que apresenta ligação tripla.
O carbono, uma vez presente em uma cadeia carbônica, pode se classificar em carbono primário, secundário, terciário ou quaternário. A ilustração a seguir auxilia nessa classificação.
A classificação das cadeias carbônicas se dá segundo quatro critérios: o fechamento da cadeia, a disposição dos átomos, os tipos de ligações e a presença de heteroátomos.
Cadeia Carbônica é definida como o conjunto de todos os átomos de carbono, como também de heteroátomos que constituem a molécula de qualquer composto orgânico. ... a) Cadeia Saturada: quando apresenta somente ligações simples entre os átomos de carbono. Essas ligações são denominadas sigma (σ).
- Primário: Carbono ligado a outro carbono. - Secundário: Carbono ligado a dois outros carbonos. -Terciário: carbono ligado a três outros carbonos. -Quaternário: carbono ligado a quatro outros carbonos.
Cadeia heterogênea- classifica-se como heterogênea as cadeias que apresentam átomos além das moléculas de carbono e hidrogênio. As cadeias fechadas saturadas são aquelas em que os átomos realizam ligações simples entre si.
Homogênea: possui cadeia sequencial de carbono não dividida por heteroátomos (qualquer átomo que não seja carbono ou hidrogênio). Heterogênea: um heteroátomo divide a sequência de carbonos da cadeia principal. Normal: não possui radicais alquila. Ramificada: possui radicais alquila na cadeia principal.
Cadeia aberta ou acíclica ou alifática - quando o encadeamento dos átomos não forma um polígono regular. Cadeia fechada ou cíclica - quando há formação de um polígono regular, formando-se um ciclo, núcleo ou anel. As cadeias cíclicas podem ser aromáticas ou alicíclicas.
Compostos alifáticos são aqueles que apresentam cadeia carbônica aberta, contendo ou não insaturações. Um composto alicíclico é aquele que apresenta anéis, saturados ou insaturados, sem a presença de anéis de benzeno. ... Um composto alicíclico pode conter um ou mais anéis em sua estrutura, conforme sua complexidade.
Uma cadeia carbônica aberta é considerada como sendo ramificada quando ela for heterogênea ou possuir pelo menos um carbono terciário ou quaternário, havendo uma cadeia principal e uma ou mais cadeias secundárias, que são as ramificações.
A cadeia principal de uma cadeia ramificada é aquela que apresenta: