A lenda em torno do doce conta que ele foi feito em homenagem à ama de leite da Princesa Isabel. ... O bispo resolveu fazer um doce que homenageasse seu maravilhoso feito (ou engenhoca) para desmamar a princesa. Foi então que a maria-mole coberta de chocolate foi apelidada de teta de nega.
Segundo a lenda, Nega Maluca era uma escrava que não sabia falar português e levou esse nome porque ninguém entendia nada do que ela falava. Certo dia, ela se atrapalhou e derramou chocolate acidentalmente na receita de bolo e acabou criando essa delícia que levou o seu apelido.
Conta a história que esse doce teria sido criado por um fabricante de doces, descendente de italianos, chamado Antonio Bergamo. Na tentativa de aproveitar claras de ovos que sobravam do preparo de outros doces, ele conseguiu um suspiro mais consistente adicionando gelatina à receita.
“Se bater menos não dá ponto, e se bater em excesso, fica quebradiço”, afirma Silvana. O método suíço é um pouco mais complicado, mas com certeza mais acertivo. A consistência atingida é de um suspiro sequinho por fora e levemente úmido por dentro.
-Se você os faz grandes demais, eles ficam chiclete por dentro e durinhos por fora. Há quem goste, mas não é o meu caso! -Se você coloca muito açucar, eles ficam grudentos, apesar de durinhos por dentro e por fora.
Modo de preparo do delicioso suspiro Na batedeira, bata as claras por 8 minutos e, ainda batendo, acrescente o açúcar aos poucos e continue batendo até ficar brilhante e firme. Nesse momento, se desejar, acrescente raspas de limão ou laranja.
Passos
Com o encolhimento o merengue desprende-se das bordas da torta e fica como que boiando, sobre o líquido que ele solta, o que compromete a aparência da torta e a torna menos apetitosa. A questão que surge então é descobrir o que pode ser feito para evitar isso.
O merengue italiano geralmente é usado para cobrir bolos e substituir o creme de leite nas mousses.
Merengue Italiano: Você vai precisar de um termômetro, porque este merengue é feito a partir de uma calda de açúcar. ... Merengue Suíço: Neste tipo de merengue, as claras e o açúcar vão ao fogo em banho-maria, até atingirem 60°C (para que o açúcar se dissolva).
Há três tipos de merengue que variam bastante em textura e utilização: o merengue francês, o merengue italiano e o merengue suíço. A adição de açúcar é o que transforma as claras em neve num merengue brilhante e estável.
três dias
DICA: Se você quiser colorir o merengue, você pode usar qualquer corante a base de água. Nunca use o em gel, pois ele é a base de gordura e vai desestruturar o seu merengue. DURAÇÃO: melhor se consumir em até 2 dias.
O merengue Italiano pode ser congelado para uso posterior. Nesse caso, devemos utilizar a calda a 125°C.
Pode guardar na geladeira depois de pronto? Pode, sim! O buttercream dura na geladeira pelo mesmo período que a manteiga que você usar (veja na embalagem dela o prazo de validade. A manteiga Aviação, por exemplo, dura 10 dias na geladeira).
Adicione gotas de corante alimentício na água. Adicione cerca de 1 gota de corante por colher de sopa de água. Quanto mais gotas colocar, mais escura a água ficará. Mexa para misturar bem o corante.
Glacê é uma preparação de açúcar de confeiteiro, sumo de limão e clara de ovo utilizada para diversos usos na confeitaria, como cobertura e decoração de bolos e biscoitos. ... Já o glacê real, de textura mais suave, é utilizado para decoração, como o chantili e o marshmallow, mas apresenta textura de merengue ao secar.
Leve ao microondas por 20 segundos. Já deu para perceber a diferença na cor…o microondas acelera o desenvolvimento da cor como se tivesse passado várias horas. A mistura vai estar totalmente líquida – e provavelmente um pouco quente ainda. Leve ao freezer por alguns minutos para firmar bem.