A escoliose é um encurvamento da coluna vertebral, podendo ser no meio – formando a chamada corcunda – ou nos lados, o que torna um ombro mais caído que o outro.
Escoliose é uma deformidade da coluna com mais de 10 graus por definição. Escoliose torácica com curvatura maior de 90 graus pode causar Insuficiência Cardíaca (coração) e Insuficiência Pulmonar, sendo consideradas curvas graves.
A escoliose grave (curvas na coluna vertebral maiores do que 100°) pode causar problemas respiratórios. Os casos de escoliose que não possuem gravidade e que são tratados apenas com o uso de órteses costumam ser resolvidos satisfatoriamente.
Quem tem escoliose pode pegar peso? Pode, desde que esse peso seja compatível com a sua força muscular.
Ola, não há contra indicação à dança por conta da escoliose. Se o paciente desejar praticar esse tipo de dança, não há problema nenhum.
A atividade física que resulta em fortalecimento estimula a reconstrução, além de ajudar a realinhar a postura e a perda de peso. Dança: além de reduzir o risco de osteoporose, a dança fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade e a consciência corporal.
Pode, se não houver piora do desconforto local. Porém deve-se ter em mente que exercícios físicos que envolvem força muscular (balé é um deles) tendem a aumentar a hérnia com o passar do tempo, com piora gradativa dos sintomas! Após a correção da hérnia indica-se afastamento de pelo menos 60 dias de tais esforços.
Pessoas com hérnia de disco podem participar da metodologia do CrossFit como uma atividade física regular, com a supervisão de um profissional capacitado e qualificado para acompanhar, avaliar e trabalhar a musculatura responsável pela estabilização da coluna.