Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.
Há cerca de 200 mil anos, nossos ancestrais, que eram nômades, se alimentavam de frutos e raízes, consumiam carne de caça, peixe e possivelmente moluscos in natura. Como num drive-thru paleolítico, eles aproveitavam as ofertas alimentícias que encontravam pelo caminho.
As cavernas ou grutas são imensos buracos que existem nas rochas, local onde os animais procuravam para se esconder ou ficar, se sentir protegidos. Muitas vezes os homens das cavernas tinham que lutar com esses animais para conseguir um espaço.
O que conhecemos como mais antigo na arte rupestre são as imagens pintadas em paredes, rochedos e estalactites de cavernas, as chamadas pinturas rupestres. Tais pinturas representam principalmente animais e os seres humanos, muitas vezes em cenas de caça.
Antes mesmo do surgimento da escrita, os homens já desenhavam figuras de animais e de pessoas em cenas de rituais religiosos. Além das figuras, eles produziam esculturas feitas em madeira, ossos e pedras.
As motivações mais comumente mencionadas são que as populações pré-históricas faziam esses registros como forma de: Registrar o cotidiano apenas por registrar.
Observaremos que o homem do paleolítico superior trabalhava a sua arte de uma forma simplista e natural, por isso a principal característica desse momento é o naturalismo. O artista reproduzia exatamente aquilo que visualizava. Ele sabia utilizar as cores e dar um estilo próprio em suas produções artísticas.
Mas o que mais impressiona são as pinturas feitas pelos primeiros homens a habitar a América. Esses vestígios arqueológicos estão entre os mais importantes do Brasil, e são peças-chave nos debates sobre a teoria de como o Homo sapiens chegou à América.
As mais antigas manifestações de arte pré-histórica no Brasil encontram-se no maior parque arqueológico do país, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13 000 a.C. Na Caverna da Pedra Pintada, no Pará, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade.
O grafitismo é uma prática de arte típica da idade pós-moderna executada por membros das denominadas “tribos” por Michel Maffesoli. ... Nessa perspectiva, o grafitismo por eles executado reedita uma possibilidade de expressão artística ex- ecutada na pré-história: a pintura rupestre, reformada e adequada ao tempo atual.