Tem mais depois da publicidade ;) O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito. Como regra geral o verbo concorda com o seu sujeito em pessoa e número: Não pare agora... ... - Anteposto: nesse caso o verbo vai para o plural.
Quando ela não está de acordo com a norma culta da língua.
Significado de Inadequação substantivo feminino Característica ou particularidade do que é inadequado; escassez ou falta de adequação; sem adequação.
A opção correta de acordo com a norma culta da língua portuguesa, obedecendo a concordância verbal, é: c) Perto do colégio param vários ônibus escolares. > O verbo deve concordar com seu sujeito em número e pessoa.
A concordância verbal ocorre quando o verbo de flexiona para concordar com o sujeito gramatical. Essa flexão verbal é feita em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ... A concordância nominal ocorre quando há flexão de um termo (artigo, adjetivo, pronome,…)
a) Luíza teve MENAS oportunidades na vida do que ele. b) É PROIBIDO a venda de ingressos por cambistas. c) Os estudantes estavam QUITES com a secretaria.
A frase que apresenta concordância verbal adequada às normas gramaticais é: (A) O sentimento, o gesto, a palavra, tudo o comoveram muito.
Singular e plural
Ambas estão corretas. A regra geral é que o adjetivo (correta, no caso acima) concorda com o substantivo (missão e visão) em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).