No Renascimento houve uma grande mudança na produção de conhecimento. A razão passou a ser um dos principais objetivos daqueles que pretendiam desvendar os grandes mistérios do mundo físico.
Resposta. As mudanças ocorridas na Europa depois do Renascimento, teve como o desenvolvimento do comércio, das cidades, da cultura e da expansão marítima.
Verificado por especialistas A principal mudança ocorrida no renascimento e na idade moderna foi a mudança de posição ocupada pelo homem. O homem pode sair de trás dos bastidores e ocupar o centro das atenções sendo ele a temática de grandes obras.
Resposta: Novas cidades surgiram a partir do século XI e, com o aprimoramento das técnicas de produção no campo aumentando a produção de alimentos (introdução do arado de ferro, do rodízio de três campos), vários camponeses se deslocaram para as cidades e passaram a exercer atividades como artesanato e o comércio.
O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI. O aumento populacional e a existência de um quadro social de grande opressão, a servidão, levavam muitos camponeses a fugirem das suas terras.
Durante o Feudalismo houve avanços tecnológicos, mudanças territoriais significativas na Europa e o Grande Cisma, dentre outras mudanças.
Uma das primeiras mudanças ocorridas esteve ligada com o aumento da produção agrícola, que graças ao incremento de novas técnicas, permitiu uma maior circulação de mercadorias pela Europa. Novas rotas terrestres e marítimas se instalaram chegando a integrar a Europa a outras regiões do Oriente.
A partir do século XI, na Europa feudal foram introduzidas importantes inovações técnicas na agricultura, tais como: A) O uso do arado de ferro(a charrua) em lugar do arado de madeira. B) A introdução do sistema de cultura em três campos(rotação trienal). C) Um novo modo de atrelar o cavalo usado para puxar o arado.
Baixa Idade foi uma das fases da Idade Média e correspondeu ao período iniciado no século XI e encerrado no século XV. Nela houve inúmeras mudanças para o continente europeu: a população cresceu, as cidades e o comércio renasceram, e isso resultou em transformações na forma como a sociedade europeia organizava-se.