Geralmente a causa da aplasia medular não é conhecida, mas pode estar associada à exposição a agentes químicos, radiação, medicamentos, ou ser resultado de uma doença mais grave, como a anemia de Fanconi.
A aplasia medular tem cura quando o tratamento é devidamente orientado pelo médico. O tratamento geralmente é feito com o uso de medicamentos imunossupressores, que irão agir estimulando a produção de células do sangue pela medula óssea, mas o transplante de medula óssea pode ser indicado para os casos mais graves.
A anemia aplásica é uma doença da medula óssea. Ocorre quando a medula óssea para de produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas em número suficiente para o corpo. Todas as células sanguíneas que a medula produz são normais mas não existem em quantidade suficiente.
SINDROMES PROVOCADAS PELA DEFICIÊNCIA MEDULAR (síndromes mielodisplásticas) Sintomas: Os sintomas mais frequentes são os secundários à anemia como dor de cabeça, tontura, náusea, respiração irregular, manchas na pele, fadiga, palidez anormal. Podem apresentar ainda sangramento nasal e febre.
Eles podem incluir:
O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e que não necessariamente têm relação com movimentos, posturas específicas ou atividade física exagerada. Dependendo do tumor, a dor pode ser constante e o paciente sente que não encontra momentos ou posições de alívio. Perda de peso.
Algumas condições médicas podem causar dor nas costas, como:
Sintomas mais comuns de metástases na coluna:
A dor nas costas pode ser considerada grave quando:
10 sintomas da hérnia de disco
Essa dor pode ser aguda ou crônica. A dor aguda dura, normalmente, de quatro a seis semanas, enquanto a dor crônica pode durar toda uma vida, indicando um problema bem mais grave na coluna vertebral.
As dores nas costas podem ter inúmeras causas, variando de uma noite mal dormida a alguma doença preexistente. Como os casos mais comuns são decorrentes de má postura durante o dia e ao dormir, recomenda-se muita atenção à posição da coluna ao andar, sentar e deitar. As maiores queixas são de dor na lombar.
A lombalgia é a dor que acontece na região lombar, que é a parte final das costas, e que pode ser acompanhada ou não por dor nos glúteos ou pernas, o que pode acontecer devido à compressão do nervo ciático, má postura, hérnia de disco ou artrose na coluna, por exemplo.
Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.
A infecção do rim é causada por um tipo específico de infecção do trato urinário que começa na uretra ou na bexiga e passa para os rins. Normalmente, a dor aparece com mais intensidade no fundo das costas. A infecção renal é considerada uma condição potencialmente grave, já que afeta um órgão vital.
Urinar em pouca quantidade; Urina muito escura e com cheiro forte; Febre baixa constante....Tipos de infecção urinária
Além da terrível sensação de que algo aperta o coração, a pessoa pode sentir dores e desconforto em toda a região torácica, assim como falta de ar, fadiga, azia, suor excessivo, dor nas costas e no pescoço. “Isso acontece porque os órgãos e tecidos do corpo são interligados e interdependentes.
Normalmente a dor nas costas do lado esquerdo acontece devido a situações comuns do dia a dia, como carregar objetos pesados, ter má postura ou fazer movimentos muito repetitivos, que acabam por causar lesões musculares ou até mesmo a compressão de alguns nervos.
Principais sintomas de infarto
Primeiros socorros na suspeita de infarto
Até os 60 anos de idade o homem tem mais risco de sofrer um infarto, mas após os 70 os dois sexos têm a mesma propensão”.
Percebendo os sintomas, deve-se tentar colocar a pessoa em repouso, soltar a pressão de roupas e sapatos e, se possível, ficar em um local arejado. Para quem quer se prevenir, a dica mais eficaz é andar sempre com uma aspirina,quando perceber os sintomas, a vítima deve tomar metade de uma aspirina.
Como sobreviver a um ataque cardíaco se você estiver sozinho:
À exceção de uma eventual dificuldade em se reconhecer os sintomas de um enfarto, é possível, embora raro, passar por um ataque cardíaco sem saber. Em um eletrocardiograma de rotina o médico pode perceber a cicatriz e a vítima, então, se lembrar de ter sofrido algum mal estar e atribuir os sintomas a outros males.
Sintomas de infarto feminino