4. Conjunções Conclusivas. Exprimem conclusão de pensamento: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte, assim. Exemplo: Chove bastante, portanto a colheita está garantida.
a) Causais (exprimem causa, motivo): porque, visto que, já que, uma vez que, como. b) Condicionais (exprimem condição): se, caso, contanto que, desde que. c) Consecutivas (exprime resultado, consequência): que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que, de maneira que.
Resposta. a conjunção "e" estabelece uma relação de ligação entre as frases.
Conjunções Causais São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa: Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que. Exemplos: A casa incendiou porque esqueceram o gás ligado.
Muito simples: basta ter em mente que a causa vem antes; consequência, logicamente, depois. Veja a lei da causa e do efeito. Experimente numerar os fatos por ordem de acontecimento. O que ocorreu antes é o número um, a causa; o que veio depois é o número dois, a consequência, resultado, efeito.
A ideia de causa está diretamente ligada àquilo que provoca um determinado fato, ao motivo do que se declara na oração principal. "É aquilo ou aquele que determina um acontecimento".