“Passar levemente sobre”, esse é um dos significados atribuídos ao termo e que mais tem a ver com o sentido da técnica. A estratégia de leitura Skimming consiste em uma rápida e superficial “olhada” no texto, procurando explorar suas informações.
Scanning é uma forma de leitura prática e objetiva, que praticamos quando precisamos encontrar uma informação específica em um texto que aborda diversos assuntos. Este estilo de leitura é praticado, normalmente, por meio de palavras chave.
Na técnica do SKIMMING devemos prestar atenção ao layout do texto (forma como o texto está disposto), título, subtítulo, cognatos (palavras semelhantes em português), primeiras ou últimas linhas de cada parágrafo, informação não verbal (figuras, gráficos e tabelas).
Reading Strategies (Estratégias de Leitura) Skimming: busca da informação principal (superfície textual). Exemplos: títulos, datas, números (estatísticas), gênero textual, formato do texto (layout), etc. Scanning: busca da informação específica.
As marcas tipográficas são recursos visuais utilizados para chamar a atenção do leitor e ajudá-lo na construção da compreensão do texto, são elementos facilitadores que transmitem informações, na maioria das vezes são representadas por ilustração, mapas, gráficos, gravuras, tabelas, o tipo de letra usado, letras ...
Skimming consiste em observamos o texto rapidamente apenas para detectar o assunto geral do mesmo, sem nos preocuparmos com os detalhes. ... Scanning é uma técnica de leitura que consiste em correr rapidamente os olhos pelo texto até localizar a informação específica desejada.
A estratégia de precificação com skimming de mercado é conhecida por diferentes nomes, como skimming price ou desnatação de mercado. Nesse modelo de precificação, o preço do produto é colocado acima da média de mercado. Com o passar do tempo, vai baixando conforme a solução se torna mais popular.
Inferência contextual- Adivinhações/suposições do leitor sobre informações abordadas no texto- Supor o significado da palavra desconhecida pelo contexto (sentença em que ela aparece, ou sentenças anteriores e posteriores...)
Recursos visuais empregados nos textos para chamar a atenção do leitor, tais como: números, palavras em negrito, itálico, ou sublinhado, símbolos, letras, maiúsculas, títulos, gráficos, tabelas...
Repeated words: Quando certas palavras se repetem várias vezes no texto, mesmo com formas diferentes, normalmente são importantes para a compreensão. As palavras repetidas aparecem especialmente na forma de verbos, substantivos e adjetivos e nem sempre são cognatas.
No caso de um site, você pode utilizar fontes diferentes entre título e conteúdo, por exemplo. No título, use uma fonte mais chamativa ou mais relacionada a sua identidade visual, por exemplo, mas no conteúdo dê preferência para uma fonte que garanta a legibilidade, ainda que ela seja mais sem graça.
Vamos por partes: as palavras cognatas são aquelas que têm o mesmo significado e uma grafia semelhante em dois idiomas, enquanto as falsas cognatas são aquelas que possuem uma grafia parecida mas um significado diferente para cada língua. ...
Os falsos cognatos são o inverso dos cognatos. Ou seja, as palavras cognatas são aquelas que possuem a pronúncia e a grafia parecidas e tem o mesmo significado, independentemente do idioma. Veja o exemplo de um dos meses do ano em inglês.
Os falsos cognatos podem serm entendidos como palavras escritas de modo similar mas que tem significados diferentes. Na língua inglesa, os falsos cognatos também são conhecidos como false friends, e podem ser dividios em duas categorias diferentes: os puros e os eventuais. ...
False Friends são os falsos cognatos, ou seja, aquelas palavras que possuem escrita similar com o português, porém significados bem diferentes. Veja alguns exemplos!