Se notado imediatamente (minutos após o esmagamento), as pessoas devem generosamente lavar a área exposta com sabão e água. Compressas úmidas ou fiapos podem ser aplicadas na área com o objetivo de diluir a concentração da toxina, além de proporcionar alívio da dor para queimação e prurido.
Também pode acionar uma empresa especializada em desinsetização para pulverizar as áreas aonde esses insetos costumam aparecer. “Outra dica é matar o inseto com a palma da mão e a sola do pé, locais onde a secreção do potó não causam queimaduras nos humanos”, revelou a bióloga Mariana.
O potó é atraído pela luz, principalmente a branca, e durante a noite procura o lugar mais quente que geralmente é o corpo humano, por isso é comum só percebermos o “ataque” pela manhã.
Para clareamento da pele da virilha e axila, você pode utilizar o Melan-Off Concentrado Clareador, um potente sérum da ADCOS que clareia manchas, possui máxima concentração de ativos clareadores e proteção contra a luz visível, tratando e prevenindo os sinais de hiperpigmentação e melasma.
Uma boa dica para clarear axilas e virilhas é passar um pouquinho da pomada Vitanol A nas áreas afetadas todas as noites, quando for dormir, durante 1 semana.
Alguns dos cremes que podem ser usados para clarear a virilha, mediante recomendação do médico, são: