Os piolhos são pequenos insetos que parasitam o homem e provocam uma doença chamada pediculose. Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.
O tratamento de escolha da pediculose (piolho) é feito com permetrina 1% (emulsão ou loção 60 mL). Orienta-se lavar os cabelos com shampoo normal (não usar condicionador) e secar com auxílio de uma toalha.
Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.
Sintomas da pediculose
Os piolhos parasitam hospedeiros de espécies específicas, ou seja, cada espécie de animal é parasitado por uma espécie de piolho. Eles vivem permanentemente sobre o corpo do hospedeiro, alguns apresentam até TERRITÓRIOS ESPECÍFICOS.
A presença de lêndeas, ovos acastanhados dos piolhos, é a comprovação da infestação. O tratamento da pediculose baseia-se na retirada das lêndeas e morte dos piolhos.
Piolho da cabeça: 0,25 – 0,3 cm
Inseto