O recomendo é que você ingira algo em torno de 0,5-1g de lipídios por kg corpóreo. Isso significa que uma pessoa que tem em média 70kg, precisa de 35-70g de lipídios por dia. Considerando que cada grama de lipídio fornece 9Kcal, essa pessoa de 70kg deverá consumir de 315 a 730Kcal vindas dos lipídios na dieta.
Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são uma classe de moléculas biológicas formadas por ácidos graxos e álcool. Apresentam, em geral, uma coloração esbranquiçada ou amarelada e se destacam por não serem solúveis em água, porém dissolverem-se em solventes orgânicos, como éter e benzina.
Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. ... De acordo com a natureza do ácido graxo e do álcool que formam os lipídios, eles podem ser classificados em quatro grandes grupos: simples, complexos, derivados e precursores.
Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos. São encontrados em forma líquida ou sólida.
Os lipídios também são encontrados em fontes vegetais:
Os mais simples são os triglicerídeos, ou triacilgliceróis, que são compostos por três ácidos graxos, unidos com ligações éster ao glicerol. Eles são formas de armazenar energia, chamados de gordura de reserva e são eficientes para o isolamento térmico. Ácidos graxos também formam lipídios estruturais. Triglicerídeo.
Os triglicerídeos são os óleos e gorduras que podem ser de origem vegetal ou animal. Eles diferenciam-se pelo seguinte: ... - óleos animais: de capivara, de fígado, de bacalhau e de tubarão, de baleia e de tartaruga; - óleos vegetais: de oliva (azeite), milho, soja, amendoim, canola, linhaça e girassol.
Eles são óleos ou gorduras de origem vegetal ou animal, e sua obtenção vem da reação entre um ácido graxo e o glicerol. Triglicerídeos, também denominados triglicérides ou triésteres, são assim chamados, pois possuem em sua fórmula estrutural três grupos da função orgânica éster (R_COO_R).
Nas células, os triglicerídeos ficam armazenados em gotas lipídicas no citosol. Nos vertebrados existem células especializadas para o armazenamento dos triglicerídeos, os adipócitos.
O mesmo teste de sangue que identifica os níveis de colesterol irá informar o nível de triglicerídeos no sangue. Menos de 150mg/dL é considerado normal, até 199 mg/dL é considerado moderado-alto, até 499 mg/dL é considerado alto e acima de 500 mg/dL é muito alto.
Triglicérides são as principais gorduras do nosso organismo e servem como uma reserva de energia.
As gorduras insaturadas, quando consumidas na medida certa, podem ajudar a reduzir níveis de colesterol ruim e o risco de doenças cardíacas, por isso a fama de gordura boa. Esse tipo de gordura também pode ajudar a regular a os níveis de insulina e as funções hormonais.