1° Edição - O Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II) tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo, com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança.
Como foi dito, o teste de personalidade faz uma avaliação mais profunda e mais assertiva que o inventário comportamental, que se restringe aos aspectos do comportamento do indivíduo, enquanto o primeiro engloba características da constituição psíquica.
Uma das alternativas é a Escala Internacional de Inteligência Leiter-R (Leiter-R). A utilização da Leiter-R está comumente associada aos estudos de avaliação cognitiva de indivíduos com transtornos do desenvolvimento e que apresentam dificuldades em responder aos testes tradicionais.
O teste palográfico reprova? Não, o teste palográfico é um teste de personalidade, portanto não tem a intenção de reprovar ou aprovar candidatos. Os resultados desse tipo de teste psicológico apenas auxiliam o psicólogo na análise de personalidade dos candidatos/funcionários.
Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.
Mede-se em milímetros a distância do primeiro ao último palo por intervalo de tempo e divide-se pelo número de palos realizados em cada um dos tempos obtendo-se a média da distância entre os traçados em cada intervalo de tempo.
TESTE PALOGRÁFICO NA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE QUALITATIVA E QUANTITATIVA