Fazer passar ou passar para outro lado. 3. Conseguir vender ou comercializar um produto (ex.: escoar a produção; a edição escoa bem; já se escoou todo o estoque).
Significado de Escoar verbo transitivo Fazer ou deixar correr ou escorrer lentamente um líquido; coar, fluir, escorrer. verbo pronominal Retirar-se, sair: a multidão escoou-se em pouco tempo.
Regime de escoamento
Escorrência superficial ou escoamento superficial é a terminologia usada em hidrologia que define o fluxo de água que ocorre na superfície do solo quando este se encontra saturado de umidade. ... Quando a chuva atinge a superfície terrestre parte da água se infiltra no solo e a quantidade de excedente escoa na superfície.
O escoamento superficial abrange desde o excesso de precipitação que ocorre logo após uma chuva intensa e se desloca livremente pela superfície do terreno, até o escoamento de um rio, que pode ser alimentado tanto pelo excesso de precipitação como pelas águas subterrâneas.
O escoamento superficial corresponde ao segmento do ciclo hidrológico relativo ao deslocamento das águas sobre a superfície do solo. É de fundamental importância para o projeto de obras de engenharia, dimensionadas de modo a suportar as vazões máximas decorrentes do escoamento superficial.
Existem várias maneiras de diminuir o fluxo de água de escoamento devido a fortes chuvas. Duas técnicas são: Barreiras parciais feitas pelo homem (“estruturas de queda”, “vergas de controle”) colocadas em córregos em encostas íngremes para reduzir a velocidade média da água (pense: cachoeiras sintéticas, castores!).
Nos locais onde temos o relevo mais inclinado a solução seria evitar com que ela escoe em grande velocidade, utilizando-se de desvios com o sistema de drenagem que leve essa água para algum ponto de armazenagem evitando com que ela vá para o esgoto da cidade.
Diversos autores (BERTOL et al., 1989; SILVA et al., 2001; TUCCI, 2002) descrevem os fatores que influenciam o escoamento superficial, como fatores climáticos (intensidade da chuva, duração da chuva, chuva antecedente) e fatores fisiográficos (área da bacia, forma da bacia, permeabilidade do solo, topografia).
Dados fisiográficos: Todos aqueles que podem ser extraídos de mapas, fotografias aéreas e imagens de satélite. Basicamente são áreas, comprimentos, declividades e coberturas de solo medidos diretamente ou expressos por índices.
Escoamento subsuperficial: é o fluxo que se dá logo abaixo da superfície, na altura das raízes dalogo abaixo da superfície, na altura das raízes da vegetação.
Os principais fatores que influem no processo de infiltração no solo são: ... A água retida infiltra no solo ou evapora. Geologia - a granulometria do solo condiciona a sua permeabilidade. Quanto menor a profundidade do solo, menor será a infiltração.
Fatores que interferem na infiltração
A umidade varia com a profundidade a medida que a água vai preenchendo os espaços porosos do solo. A medida que o tempo passa, aumenta-se a zona de transmissão e portanto a profundidade da área de umedecimento. Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo.
A formação dos solos é diretamente determinada por fatores relacionados com o material de origem, relevo, organismos vivos, clima e tempo. O solo corresponde à porção superficial da Terra onde é realizada a maior parte das atividades humanas.
O estudo dos solos como corpos naturais vem do conceito clássico de pedogênese, em que os solos resultam da interação entre cinco fatores de formação: clima, organismos, relevo, material de origem e tempo.
Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. ... Com isso, essa lenta desagregação proporcionou a formação de sedimentos, que se mantêm aglomerados e compõem os solos. O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese.
Fatores que podem causar a degradação do solo
As principais causas da poluição do solo são: o acúmulo de lixo sólido, como embalagens de plástico, papel e metal, e de produtos químicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas.
Formas de degradação do solo
O termo degradação do solo é meio amplo, mais consiste em tudo aquilo que está relacionado com a destruição do solo, por exemplo, a erosão, o empobrecimento do solo, a contaminação e a desertificação é considerado um dos problemas mais graves decorrentes da degradação do solo.
Algumas das soluções para a degradação do solo que visam sua preservação e conservação, são: Plantio Correto: plantar em épocas chuvosas e escolher sementes de boa qualidade é fundamental para evitar a perda de nutrientes e aproveitar a infiltração da água, retendo a umidade e facilitando a adubação.
Degradação Ambiental, Saiba mais sobre a Degradação Ambiental, Quais são as consequências da Degradação Ambiental, Ilha de calor, Efeito estufa, Chuva ácida.
1- A degradação do solo é quando ele começa a perder suas características iniciais, como quantidade de sais minerais ou matéria orgânica ou compactação, por conta da ação humana ou natural.
Esse problema geralmente é causado pelo mau uso e má conservação, consequências de processos naturais ou das atividades humanas. A ocorrência dessa situação pode estar ligada à ocupação não planejada e pouco sustentável.
O solo, mais do que simplesmente a camada superficial da Terra, é conceituado como o substrato terrestre que contém matérias orgânicas e é capaz de sustentar plantas e vegetais sobre si em um ambiente aberto, sendo resultante do intemperismo e da decomposição das rochas.
O uso das terras, em obediência à sua capacidade de suporte, pode evitar os casos de subutilização ou sobreutilização de recursos naturais, com sérios prejuízos sócioeconômicos e ambientais. ...
A conservação do solo é um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que visa o manejo correto das terras cultiváveis, evitando a erosão em todas suas formas. Seu objetivo é aproveitar ao máximo a terra por unidade de área plantada. Assim, evita-se a degradação física, química e biológica do solo.
Independente do sistema de produção e da região, a agricultura conservacionista segue três preceitos fundamentais: a redução ou supressão de mobilização de solo; a manutenção de resíduos culturais na superfície do solo; e a diversificação de espécies, em rotação, consorciação e/ou sucessão de culturas.
RESUMO: A sustentabilidade dos solos é um tema de grande importância para o equilíbrio e a continuidade da produção de alimentos. Ao pensar em produção de alimentos, referimo-nos aos agricultores familiares e seus filhos, estudantes inseridos neste meio ou, mais propriamente, na educação do campo.