Os efeitos adversos mais frequentes dos AINEs ocorrem ao nível do sistema gastrointestinal. Os AINEs inibem a COX 1 presente na mucosa gastrointestinal, resultando numa série de efeitos adversos com diversas gravidades, desde a dor abdominal, diarreia e dispepsia até úlceras, hemorragias gastrointestinais e perfuração.
Infelizmente, os anti-inflamatórios comuns impedem a produção dessa prostaglandina, ocasionando o aumento da concentração de ácido e diminuição da produção do gel. Como resultado, o ácido começa a atingir a parece do estômago, causando lesões que podem até virar úlceras.
Uma úlcera é uma área focal do estômago ou duodeno que foi danificada pelo ácido gástrico e sucos digestivos, levando a uma perda do revestimento mucoso local com certa profundidade (isto as diferencia das erosões, que são mais rasas).
As células que revestem o estômago secretam três substâncias importantes: muco, ácido clorídrico e o precursor da pepsina (uma enzima que quebra as proteínas). Há um revestimento de muco nas células do revestimento do estômago para protegê-las de lesões por ácido e enzimas.
Seu estômago é protegido de três maneiras a partir do ambiente ácido e enzimático que cria. Produz um revestimento mucoso, um muco espesso e altamente alcalino que resiste à ação do ácido e das enzimas.
—, como é que o órgão não digere ele mesmo? A resposta está no fato de o corpo humano ser uma máquina simplesmente incrível. As paredes internas do estômago são revestidas por células epiteliais que secretam uma camada de substância viscosa e aderente que evita que o suco gástrico corroa órgão.
Boas opções são legumes cozidos, sucos, frutas cozidas, chás, canjas e sopas, fáceis de digerir e cheias de nutrientes essenciais. Alimentos crus e gordurosos, em contrapartida, devem ser evitados.
Dor no estômago pode ser sintoma de refluxo, gastrite ou até mesmo câncer. A dor de estômago pode ser um sintoma de vários problemas, como refluxo, gastrite, úlcera, pancreatite, colecistite, infarto e até mesmo câncer, como explicou o gastroenterologista Ricardo Barbuti no Bem Estar desta terça-feira (30).